Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1398 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1398 / 2428 Next Page
Page Background

1398

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Cabe ressaltar que Freire exerceu a função de gestão

como Secretário Municipal de Educação da cidade de São

Paulo de 1989 a 1991. Ou seja, além de contribuir teorica-

mente, exerceu na prática atividades que fizeram a diferença

no campo da educação.

METODOLOGIA

A metodologia deste artigo científico consiste em uma

revisão bibliográfica, com base em aspectos qualitativos. A

principal referência teórica é Freire, reconhecido como edu-

cador de excelência e pela vasta produção bibliográfica.

ANÁLISE

A contribuição freireana é de extrema relevância edu-

cacional e social. Esse educador é reconhecido internacio-

nalmente por sua epistemologia política e pedagógica. Frei-

re (2011) assim explica acerca da transformação da socieda-

de provocada pelo processo educativo:

O homem novo e a mulher nova não aparecem por

acaso. O homem novo e a mulher nova vão nas-

cendo na prática da reconstrução revolucionária

da sociedade. Mas, de qualquer maneira, podemos

pensar em algumas qualidades que caracterizam o

homem novo e a mulher nova. O compromisso com

a causa do Povo, com a defesa dos interesses do

Povo é uma destas qualidades. A responsabilidade

no cumprimento do dever, não importa a tarefa que

nos caiba, é um sinal do homem novo e da mulher

nova. O sentido da correta militância política, na

qual vamos aprendendo a superar o individualismo,

o egoísmo, é um sinal, também, do homem novo e

da mulher nova. (FREIRE, 2011, p.99-100).

Na sequência Freire realiza uma defesa em relação à

autonomia, à liberdade, à igualdade, à solidariedade que pa-

vimentam o caminho da libertação e salienta que por meio

da participação política, coletivamente, podemos lutar por

uma reconstrução da sociedade.