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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Freire destaca em sua obra

Cartas a Cristina:

O ensino da democracia implica também o discurso

sobre ela, não abstratamente feito, mas sobre ela

ao ser ensaiada e experimentada. Discurso crítico,

bem fundado, que analisa, concretamente, os seus

descompassos, suas incoerências. Discurso teórico,

emergindo da compreensão crítica da prática, eti-

camente baseado (FREIRE, 2003a, p.201).

Nesse sentido, a democracia deve ser vivenciada, não

apenas discutida. É primordial ainda que a democracia es-

teja aliada ao conceito de justiça social, determinantemente

contrária a qualquer forma de preconceito e de violência,

buscando a superação das desigualdades.

Na obra

A importância do ato de ler

no Prefácio elabo-

rado por Antônio Joaquim Severino há a afirmação de que

Freire produz sua obra pautada em educação política, reto-

mando que a leitura do mundo precede a leitura da palavra,

pois a alfabetização e a educação implicam em aprender a

ler o mundo, compreender o seu contexto, numa relação

dinâmica entre linguagem e realidade.

Ademais, a aprendizagem da leitura e a alfabeti-

zação são atos de educação e educação é um ato

fundamentalmente político. Paulo Freire reafirma

a necessidade de que educadores e educandos se

posicionem criticamente ao vivenciarem a educa-

ção, superando as posturas ingênuas ou ‘astutas’,

negando de vez a pretensa neutralidade da educa-

ção. (SEVERINO, in: FREIRE, 2011, p.14).

Dando sequência na obra identificada como uma refe-

rência sobre a alfabetização e sua conotação política, Freire

alerta que a neutralidade da educação “de que resulta ser

ela entendida como um quefazer puro, a serviço da forma-

ção de um tipo ideal de ser humano, desencarnado do real,

virtuoso e bom, é uma das conotações fundamentais da vi-

são ingênua da educação”. (FREIRE, 2011, p.40).

Nesse campo, as políticas educacionais indicam o pa-

pel do Estado como uma superestrutura que envolvem as