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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

RESULTADOS ESPERADOS

Por ser um artigo científico de natureza qualitativa, não

há resultados mensuráveis. Espera-se que o mesmo tenha

realizado uma contribuição para o melhor entendimento

científico desenvolvido por Freire no tocante aos conceitos

de dialética, educação popular e política, conforme o objeti-

vo enunciado e também, que tenha provocado a reflexão de

que a aprendizagem ocorre por meio de um processo e que

todo ato educativo é político na medida em que tem um

compromisso com a proposta da educação emancipatória.

Debater as ideias de Freire no contexto atual é de

enorme relevância, uma vez que vivenciamos a condução

dos processos políticos, por meio de “reformas”, ou seja,

uma condução autoritárias dos processos, marcada por

movimentos unilaterais e conservadores. Em tais atuações

percebemos um anti-diálogo e resultados que produzem

“contra-reformas”, destruindo e fragilizando a democracia.

Frente a esse cenário dialogar com as concepções freireanas

é afirmar a defesa por uma educação emancipatória, é afir-

mar a resistência pelos processos democráticos.

REFERÊNCIAS:

DOURADO, Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação:

avaliações e retomada do protagonismo da sociedade

civil organizada na luta pela educação. In: FERREIRA,

Naura Syria Carapeto. (Org.).

Políticas públicas e ges-

tão da educação:

polêmicas, fundamentos e análises.

Brasília: Liber Livro Editora, 2011. p. 21-48.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido.

35. ed. São Paulo:

Paz e Terra, 2003a.

FREIRE, Paulo.

Cartas a Cristina:

reflexões sobre minha vida

e minha práxis. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2003b.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra,

2002.