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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de que forma articula uma proposta de educação humaniza-

dora, a partir da provocação de Freire (1987), sobre liberda-

de, justiça, luta dos oprimidos, - com sua prática de gestão.

Cabe dizer que não faremos uma aproximação com os faze-

res efetivamente realizados na escola, mas compreender se

os documentos apontam para tamanha tarefa.

Ambos os colégios estão localizados em áreas com

muitos desafios humanos a serem superados, e percebe-se

que em seus PPPs existe a preocupação de olhar para as

questões humanas. No colégio estadual há na “filosofia do

estabelecimento de ensino” a priorização do investimento

no ser humano, em que não exista exclusão econômica, po-

lítica, cultural ou religiosa, onde deve se ter igualdade de

condições a todos. (Colégio Padre Rômulo Zanchi. 2016).

Da mesma forma nas finalidades segue a Legislação

Educacional

[...] de considerar o aluno em processo de aprendi-

zagem e desenvolvimento promovendo ações que

levem ao respeito às diferenças socioeconômicas

e culturais, completude da trajetória escolar com

ampliação de jornada, garantia do direito de recu-

peração ao longo do processo educativo, respeito

às diferentes matrizes étnicas, raciais, de orientação

sexual e de gênero (Colégio Padre Rômulo Zanchi,

2016. p. 5).

Do mesmo modo, no documento da escola munici-

pal (2017), há o reconhecimento de que nossa sociedade,

fruto do projeto capitalista neoliberal, vive o apogeu do in-

dividualismo, do consumismo, do imediatismo, colocando

em “xeque” os valores humanos de uma convivência mais

harmônica entre homens e mulheres e o ambiente. Asse-

vera, portanto, a crença no trabalho coletivo, marcado pela

promoção da tolerância, da compaixão, da solidariedade, da

união, do amor ao próximo.

O convite é colocar todos os valores humanos em prá-

tica na vida das escolas, nossos adolescentes e jovens estão

carentes em vivenciar estas práticas, seja em casa, na rua ou

com grupos de amigos. Os PPPs tem a grande possibilidade