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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

os Círculos Dialógicos, e nessa circularidade a

consciência

vai emergindo, a partir do mundo vivido, objetivando-o, pro-

blematizando-o e compreendendo-o.

Nos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos oito

movimentos compõem e dão dinamicidade a esse processo,

sendo eles: a escuta sensível e o olhar/aguçado; a emersão/

imersão das/nas temáticas; o distanciamento/desvelamen-

to da realidade; a descoberta do inacabamento; os diálogos

problematizadores; o registro re-criativo; a conscientização

e a auto(trans)formação. Esses movimentos não surgem ar-

bitrariamente, nem da imposição de alguém que passa a

controlá-los; ao contrário, esses movimentos foram/estão

sendo descobertos, e assumidos em sua permanente (re)

constituição, a partir da caminhada construída no Grupo

Dialogus,

com os professores e com os pesquisadores. Nes-

se

caminhar

juntos, vimos dialogando e construindo essa

proposta epistemológico-política que, “[...] não pretende ser

método de ensino, mas sim de aprendizagem; com ele, o

homem não cria sua possibilidade de ser livre, mas aprende

a efetivá- la e exercê- la” (FIORI, 2014, p. 24).

Em relação aos movimentos, é importante compreen-

der que, além de não estabelecerem uma ordem a ser segui-

da, nem se apresentarem linearmente, eles podem acontecer

em tempos, momentos e de múltiplas formas nos diferentes

grupos, de acordo com a circularidade em espiral proativa

pela qual os diálogos vão se entrecruzando no

dizer a sua

palavra

(FIORI, 2014) de cada participante coautor.

Assim, durante os Círculos Dialógicos com os profes-

sores, “os encontros [...] sempre dialógicos-investigativos-

-problematizadores, propiciam a descoberta do inacaba-

mento e, por conseguinte, a consciência de ser humano em

permanente processo de auto(trans)formação” (HENZ, 2015,

p. 31), sendo este um dos movimentos chave na dinamicida-

de dos Círculos. Embora não haja nenhum registro nos es-

critos de Freire especificamente sobre o conceito de auto(-

trans)formação, em suas produções ele construiu, com mui-

to aprofundamento, reflexões importantes sobre a condição