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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

quisa, bem como as formações permanentes com professo-

res. O Grupo

Dialogus

é coordenado pelo Prof. Dr. Celso Ilgo

Henz, registrado junto à base do CNPq desde 2011, busca

ampliar, problematizar e aprofundar questões que foram/

vão emergindo na concretude dos nossos estudos

no

e

com

o grupo e os professores das escolas de Educação Básica.

A proposta adotada nos Círculos Dialógicos segue a

processualidade e a intencionalidade epistemológico-polí-

tica dos Círculos de Cultura vivenciados por Freire (2014)

nas experiências de educação popular construídas

com

o

povo, em aproximação com a pesquisa-formação proposta

por Marie-Christine Josso (2010a). A dinâmica adotada nos

Círculos de Cultura era de uma roda de pessoas, onde não

havia uma hierarquia de saberes maiores ou menores, mas

saberes que se entrelaçavam e dialetizavam no grupo de

pessoas que, juntos, a partir do diálogo problematizador,

intersubjetiva e cooperativamente, iam desvelando a reali-

dade e construindo uma consciência crítica e transformado-

ra. Destarte,

O círculo de cultura — no método Paulo Freire —

revive a vida em profundidade crítica. A consciência

emerge do mundo vivido, objetiva-o, problematiza-

-o, compreende-o como projeto humano. Em diá-

logo circular, intersubjetivando-se mais e mais, vai

assumindo, criticamente, o dinamismo de sua sub-

jetividade criadora. Todos juntos, em círculo, e em

colaboração, re-elaboram o mundo e, ao recons-

truí-lo, apercebem-se de que, embora construído

também por eles, esse mundo não é verdadeira-

mente para eles. (FIORI, 2014, p. 24)

A originalidade dos Círculos de Cultura propostos por

Freire e brilhantemente problematizados/contextualizados

pelo filósofo Ernani Maria Fiori no prefácio da obra

Peda-

gogia do Oprimido

(2014) rompe com a concepção bancária

e com o modelo tradicional de educação, de escola, de en-

sinagem, de aprendizagem e, no nosso entender, também

de fazer pesquisa e (re)construir conhecimentos. O diálogo

circular é o que movimenta o Círculo de Cultura, assim como