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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

lógico para a descoberta do inacabamento. Somente quan-

do percebemos que a realidade vai muito além do que está

dado é que nos damos conta do nosso inacabamento e da

necessidade de estarmos permanentemente aprendendo.

Ao pensar a docência, o momento da descoberta de

si como ser inacabado em constante processo aprenden-

te é um movimento de suma importância para impulsionar

na direção de aprender(-se) com o outro, com os colegas

professores, com outros profissionais e, fundamentalmente,

com os estudantes que vivenciam esse processo, constante-

mente. Nesse movimento, cada um e cada uma se reconhe-

cem, portanto,

[...] como seres que estão sendo, como seres inaca-

bados, inconclusos, em e com uma realidade, que

sendo histórica também, é igualmente inacabada.

Na verdade, diferentemente dos outros animais,

que são apenas inacabados, mas não são históricos,

os homens se sabem inacabados. Têm a consciência

de sua inconclusão. Aí se encontram as raízes da

educação mesma, como manifestação exclusiva-

mente humana. Isto é, na inconclusão dos homens

e na consciência que dela têm. Daí que seja a edu-

cação um quefazer permanente. Permanentemente,

na razão da inconclusão dos homens e do devenir

da realidade. (FREIRE, 2014, p. 101-102).

No entanto, a consciência da inconclusão, do incaba-

mento não é um processo inato; ele vai se construindo na

relação com os outros, a partir da problematização da rea-

lidade, da sua própria

práxis

, a partir da compreensão de

que “a realidade não pode ser modificada, senão quando o

homem descobre que é modificável e que ele pode fazê-lo”

(FREIRE, 2008, p. 46), reconhecendo-se, assim, como sujeito

em permanente processo de auto(trans)formação.

Reconhecer-se como um sujeito que está sendo sem-

pre desafiado a buscar e aprender coisas novas, consciente

do seu inacabamento, revela sua concepção sobre os pro-

cessos de ensinar-aprender, não como algo dado, pré-esta-