Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
campos não se encontram mais isolados entre si, mas estão em
um cruzamento intenso com o campo dos mídias, através justa-
mente dessa tecnologia da informação e comunicação.
Falamos, com isso, de um novo conceito que está sen-
do formado, o conceito da midiatização. Com ele acontece uma
aceleração da forma como a sociedade interage entre si. Saímos
de uma comunicação linear em que nos preocupávamos com a
consistência entre o ponto de partida e o ponto de chegada, para
uma circulação sem bordas, com os receptores ativos, produzin-
do desvios pela apropriação da mensagem, sendo, portanto, um
receptor não somente ativo, mas operador/programador de seu
próprio consumo multimidiático. Isto produz zonas de afetação,
fazendo com que a mídia ocupe o lugar de referência formadora
no modo de ser da própria sociedade e nos processos de intera-
ção entre as instituições e os atores sociais.
E isto acontece com o turismo e suas práticas, que ten-
dem a estarem sendo cada vez mais afetadas pelo campo dos
mídias. Como dissemos anteriormente, se este era um campo re-
lativamente estagnado, em que se recorria à mídia somente para
sua divulgação através das propagandas turísticas oficiais, hoje
intensificam-se mais os blogs e sites de pessoas não especiali-
zadas na aérea para divulgar, de maneira positiva ou não, deter-
minadas localidades de acordo com suas próprias experiências,
criando, assim, um novo jeito de se fazer turismo. Trata-se de
uma forma mais dinâmica e mais centrada no consumidor e na
experiência pessoal, em que vender um destino hoje não é mais
a questão, mas sim fazer com que os turistas o desfrutem da
maneira mais prazerosa e diversificada possível, já que, possi-
velmente, este mesmo turista que foi receptor da localidade vai
passar a ser o seu divulgador, propagador de opiniões centradas
na sua experiência, fazendo com que a comunicação tenha uma
circularidade, característica esta da sociedade em midiatização.
Referências
BRAGA, J. L. Sobre “mediatização” como processo interacional
de referência. GT Comunicação e Sociabilidade. In: 15º
ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, Bauru, junho de 2006.