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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

campos não se encontram mais isolados entre si, mas estão em

um cruzamento intenso com o campo dos mídias, através justa-

mente dessa tecnologia da informação e comunicação.

Falamos, com isso, de um novo conceito que está sen-

do formado, o conceito da midiatização. Com ele acontece uma

aceleração da forma como a sociedade interage entre si. Saímos

de uma comunicação linear em que nos preocupávamos com a

consistência entre o ponto de partida e o ponto de chegada, para

uma circulação sem bordas, com os receptores ativos, produzin-

do desvios pela apropriação da mensagem, sendo, portanto, um

receptor não somente ativo, mas operador/programador de seu

próprio consumo multimidiático. Isto produz zonas de afetação,

fazendo com que a mídia ocupe o lugar de referência formadora

no modo de ser da própria sociedade e nos processos de intera-

ção entre as instituições e os atores sociais.

E isto acontece com o turismo e suas práticas, que ten-

dem a estarem sendo cada vez mais afetadas pelo campo dos

mídias. Como dissemos anteriormente, se este era um campo re-

lativamente estagnado, em que se recorria à mídia somente para

sua divulgação através das propagandas turísticas oficiais, hoje

intensificam-se mais os blogs e sites de pessoas não especiali-

zadas na aérea para divulgar, de maneira positiva ou não, deter-

minadas localidades de acordo com suas próprias experiências,

criando, assim, um novo jeito de se fazer turismo. Trata-se de

uma forma mais dinâmica e mais centrada no consumidor e na

experiência pessoal, em que vender um destino hoje não é mais

a questão, mas sim fazer com que os turistas o desfrutem da

maneira mais prazerosa e diversificada possível, já que, possi-

velmente, este mesmo turista que foi receptor da localidade vai

passar a ser o seu divulgador, propagador de opiniões centradas

na sua experiência, fazendo com que a comunicação tenha uma

circularidade, característica esta da sociedade em midiatização.

Referências

BRAGA, J. L. Sobre “mediatização” como processo interacional

de referência. GT Comunicação e Sociabilidade. In: 15º

ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, Bauru, junho de 2006.