Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
social do turismo; por exemplo, colocar atores na novela visitan-
do determinada localidade gera na mente do público o desejo de
conhecer tal local, já que, como diz o ditado popular, “a massa
segue a classe”, isto é, a publicidade turística divulgada por pes-
soas importantes visitando uma região particular produz inevi-
tavelmente um crescimento de interesse na área, aumentando
posteriormente a demanda por viagens a esses locais.
Podemos afirmar, então, que nesta nova sociedade mi-
diatizada as tecnologias ou os meios não estão mais produzindo
os processos, mas os próprios sujeitos e instituições que estão
acionando esses processos. No turismo trabalhamos com so-
nhos, com um serviço intangível, no qual o receptor, ao interagir
com o discurso veiculado, deve acreditar que está comprando o
melhor produto que irá satisfazer suas fantasias.
Acreditamos, assim como Fausto Neto (2007), que a
intensificação da midiatização vem produzindo a expansão da
própria autonomia do campo dos mídias. Enseja, entre outras
coisas, que este campo dos mídias se torne uma espécie de orga-
nizador das relações entre os demais campos sociais, neste caso,
o turismo, ao mesmo tempo que suas referências e estratégias
passam a ser elementos constituintes dos processos de intera-
ção dos demais campos. Tal autonomia permite que o campo dos
mídias chame atenção para suas próprias operações de produ-
ção de realidades e possa também regular, em termos de opera-
ções técnicas e discursivas, as possibilidades de transformação
dos receptores em cogestores de suas práticas de sentido.
A midiatização, desta forma, ultrapassa a linearidade
da comunicação ou, em outras palavras, o clássico processo co-
municacional. Ela incide sobre seu próprio campo, mas também
afeta os demais, bem como aqueles de seus usuários, sendo,
assim, relacional e transversal. Com isso, produz mais que ho-
mogeneidades, na medida em que gera complexas operações de
sentidos, ofertando aos outros campos sentidos sobre um mun-
do externo. Neste contexto, as mídias não só se afetam entre si,
mas também outras práticas sociais, no âmago do seu próprio
funcionamento.
Atualmente, constatamos um número cada vez maior
de pessoas, turistas, que, ao realizarem suas viagens, criam
blogs, sites ou materiais do gênero para divulgar ou criticar os