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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

social do turismo; por exemplo, colocar atores na novela visitan-

do determinada localidade gera na mente do público o desejo de

conhecer tal local, já que, como diz o ditado popular, “a massa

segue a classe”, isto é, a publicidade turística divulgada por pes-

soas importantes visitando uma região particular produz inevi-

tavelmente um crescimento de interesse na área, aumentando

posteriormente a demanda por viagens a esses locais.

Podemos afirmar, então, que nesta nova sociedade mi-

diatizada as tecnologias ou os meios não estão mais produzindo

os processos, mas os próprios sujeitos e instituições que estão

acionando esses processos. No turismo trabalhamos com so-

nhos, com um serviço intangível, no qual o receptor, ao interagir

com o discurso veiculado, deve acreditar que está comprando o

melhor produto que irá satisfazer suas fantasias.

Acreditamos, assim como Fausto Neto (2007), que a

intensificação da midiatização vem produzindo a expansão da

própria autonomia do campo dos mídias. Enseja, entre outras

coisas, que este campo dos mídias se torne uma espécie de orga-

nizador das relações entre os demais campos sociais, neste caso,

o turismo, ao mesmo tempo que suas referências e estratégias

passam a ser elementos constituintes dos processos de intera-

ção dos demais campos. Tal autonomia permite que o campo dos

mídias chame atenção para suas próprias operações de produ-

ção de realidades e possa também regular, em termos de opera-

ções técnicas e discursivas, as possibilidades de transformação

dos receptores em cogestores de suas práticas de sentido.

A midiatização, desta forma, ultrapassa a linearidade

da comunicação ou, em outras palavras, o clássico processo co-

municacional. Ela incide sobre seu próprio campo, mas também

afeta os demais, bem como aqueles de seus usuários, sendo,

assim, relacional e transversal. Com isso, produz mais que ho-

mogeneidades, na medida em que gera complexas operações de

sentidos, ofertando aos outros campos sentidos sobre um mun-

do externo. Neste contexto, as mídias não só se afetam entre si,

mas também outras práticas sociais, no âmago do seu próprio

funcionamento.

Atualmente, constatamos um número cada vez maior

de pessoas, turistas, que, ao realizarem suas viagens, criam

blogs, sites ou materiais do gênero para divulgar ou criticar os