Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
formadora no modo de ser da própria sociedade e nos processos
de interação entre as instituições e os atores sociais.
4 TIC, midiatização e propaganda turística: um
cruzamento
A comunicação há muito tempo descobriu o turismo
como fonte econômica, ou seja, as atividades de jornalismo,
relações públicas e publicidade e propaganda também lucram
com o “produto turismo”, tanto que fazem parte dos compos-
tos de marketing turístico, um sistema plenamente mercado-
lógico. Entretanto, o turismo não representa apenas o avanço
econômico, como também o avanço social e educacional das
localidades receptoras. Ele é uma atividade lúdica e gratifican-
te para quem viaja e deve ser totalmente positivo para o meio
ambiente do espaço geográfico onde se desenvolve a explora-
ção turística. Mas, por outro lado, o turismo também descobriu na
comunicação um viés para seu desenvolvimento. O crescimento
dos sistemas de comunicação aumentou o alcance dos interes-
ses das pessoas em outras terras e outros povos. À medida que
crescem os recursos de comunicação, crescem também a cons-
ciência e o interesse na viagem. Após os avanços tecnológicos,
com novos dispositivos à disposição do turismo, este campo
vem sofrendo profundas mudanças em suas práticas, inclusive
no que se diz respeito à propaganda turística.
Sempre visto em termos operacionais, com ênfase no
seu lado comercial baseado no consumo, o campo do turismo
tem sido pouco analisado por uma perspectiva comunicacional,
principalmente neste novo cenário de comunicação emque esta-
mos inseridos e que viemos discutindo. Porém, o turismo é fun-
damental para se compreender a sociedade atual, ou seja, mui-
tos aspectos de nossas relações sociais contemporâneas podem
ser mais bem compreendidos através do fenômeno do turismo,
que é multidimensional, e qualquer intervenção no sentido de
analisá-lo deverá ocorrer de maneira globalizante. Dizendo-o de
outra maneira, o turismo abrange componentes sociais, cultu-