Table of Contents Table of Contents
Previous Page  223 / 346 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 223 / 346 Next Page
Page Background

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

formadora no modo de ser da própria sociedade e nos processos

de interação entre as instituições e os atores sociais.

4 TIC, midiatização e propaganda turística: um

cruzamento

A comunicação há muito tempo descobriu o turismo

como fonte econômica, ou seja, as atividades de jornalismo,

relações públicas e publicidade e propaganda também lucram

com o “produto turismo”, tanto que fazem parte dos compos-

tos de marketing turístico, um sistema plenamente mercado-

lógico. Entretanto, o turismo não representa apenas o avanço

econômico, como também o avanço social e educacional das

localidades receptoras. Ele é uma atividade lúdica e gratifican-

te para quem viaja e deve ser totalmente positivo para o meio

ambiente do espaço geográfico onde se desenvolve a explora-

ção turística. Mas, por outro lado, o turismo também descobriu na

comunicação um viés para seu desenvolvimento. O crescimento

dos sistemas de comunicação aumentou o alcance dos interes-

ses das pessoas em outras terras e outros povos. À medida que

crescem os recursos de comunicação, crescem também a cons-

ciência e o interesse na viagem. Após os avanços tecnológicos,

com novos dispositivos à disposição do turismo, este campo

vem sofrendo profundas mudanças em suas práticas, inclusive

no que se diz respeito à propaganda turística.

Sempre visto em termos operacionais, com ênfase no

seu lado comercial baseado no consumo, o campo do turismo

tem sido pouco analisado por uma perspectiva comunicacional,

principalmente neste novo cenário de comunicação emque esta-

mos inseridos e que viemos discutindo. Porém, o turismo é fun-

damental para se compreender a sociedade atual, ou seja, mui-

tos aspectos de nossas relações sociais contemporâneas podem

ser mais bem compreendidos através do fenômeno do turismo,

que é multidimensional, e qualquer intervenção no sentido de

analisá-lo deverá ocorrer de maneira globalizante. Dizendo-o de

outra maneira, o turismo abrange componentes sociais, cultu-