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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

sos tecnológicos e operacionais de interação é que vão compor a

processualidade interacional/social deste campo.

Assim, o turismo encontra através dos dispositivos tec-

nológicos novas formas de ser realizado. Se antes a divulgação

deste campo era feita somente pelo Estado, ou empresas priva-

das que contratavam serviços específicos de divulgação, hoje,

cada vez mais, ela vem sendo feita pela própria população, ou

pelos usuários, turistas que visitam o lugar e que, pelos blogs,

sites e redes sociais, tecem comentários e mostram fotos favo-

recendo ou não a localidade turística segundo suas experiên-

cias pessoais, podendo ressaltar ou denegrir a imagem dessa

localidade. Se antes as pessoas precisavam se dirigir até um local

de venda para adquirir um produto turístico, hoje elas podem,

por si sós, entrar em sites e páginas especializadas e efetuar

toda a compra. Isso faz com que os profissionais deste campo

também mudem com este novo ambiente, pois se os mesmos fi-

carem com a visão da antiga sociedade, logo serão “esmagados”

pelos dispositivos tecnológicos. Começa a ser implantada uma

nova forma de se fazer turismo, onde a venda não é mais o obje-

tivo final, mas sim seduzir e encantar o turista para conhecer um

destino, e isso se faz possível também com os novos dispositivos

tecnológicos que vão surgindo.

Neste cenário, o avanço da midiatização vem refor-

mular as práticas turísticas, expandindo novas possibilidades

de contratos de leitura. Com isso, os processos de midiatização,

como relações sociais interativas entre os diferentes campos

através da mídia vêm aproximar ainda mais o turista da locali-

dade a ser visitada, transformando-o não apenas nummero con-

sumidor, mas também num propagador de opiniões. Pois, como

observamos, os meios de comunicação estão mudando as prá-

ticas sociais e a discursividade dos sujeitos, provocando o seu

deslocamento e a sua mudança de

status

. Desta forma, a mídia

passa à condição de produtora dos sentidos sociais, influencian-

do diretamente na construção da identidade do sujeito, carac-

terística esta da sociedade midiatizada; está no ar aquele novo

modo de fazer turismo.

A propaganda turística, que tanto mexe com o imaginá-

rio do sujeito, utiliza as diferentes mídias para atingir o campo