Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
consideradas como organizações de caracterís-
ticas específicas, funcionando com regularidade
para públicos bem identificados e para quem di-
vulga programas informativos, de entretenimento
e culturais, respeitando as modalidades econômi-
cas que se fundaram no decurso de sua já longa
história. Divulgar regularmente programas espe-
cíficos, tal é o coração do funcionamento midiático
(MIÈGE, 2009, p. 48).
Com as TICs, as mídias, que eram marcadas pela cen-
tralidade de uma técnica em seus processos produtivos, passam
a combinar várias técnicas, desenvolvendo conteúdos para vá-
rios dispositivos. A dinâmica de acesso ao conteúdo midiático
pelo público também muda, já que se pode acessar o material
produzido independentemente do horário ou dia em que foi pu-
blicizado. “O consumidor que impõe o que finalmente chega à
divulgação de conteúdo, se move, define o ritmo das práticas”
(MIÈGE, 2012b). Há uma impossibilidade de prever a relação
com o público, com o que fica difícil definir estratégias midiáti-
cas: embora ainda seja preciso pensar, produzir e pagar a produ-
ção, não há garantia de recursos publicitários. Em momento de
abertura das possibilidades de confecção de conteúdos, a ques-
tão do financiamento se coloca como um problema a ser resolvi-
do nas próximas décadas.
5 Midiatização e crítica da mídia
Alguns pontos de tensionamento entre mídias instituí-
das e mídias desenvolvidas com as TICs podem ser considerados
pela análise da relação com o público. Até o presente, a crítica
de mídia agia para a renovação das mesmas receitas. Porém, a
“individualização” passa a estar na base da crítica à mídia de
massa e a programação tenta abarcar “os pontos de vista indi-
viduais” – como a tentativa de dar voz ao espectador, na televi-
são (MIÈGE, 2012b). As novas indústrias de informação não têm
este problema, porque podem se moldar aos pedidos imediatos
dos participantes. No entanto, trata-se de um modelo em que a
presença da política é menor, em detrimento de aspectos cultu-