Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
não vinculados a editores/campos profissionais e aparentemen-
te gratuitos. “O Google se modelou sobre esse processo de infor-
macionalização, respondeu do seu jeito às demandas, às exigên-
cias vindas das empresas, dos indivíduos” (MIÈGE, 2012).
A mercantilização é pensada sob o aspecto das ativida-
des infocomunicacionais, estando relacionada à ação do campo
da mídia no mercado, e envolve indústrias de rede, indústrias de
informação e indústrias de conteúdo, sendo que as TICs se tor-
nam “o vetor da mercantilização”, assumindo parte importante
das despesas das pessoas. “Mercantilização” não são apenas “as
despesas diretas dos consumidores finais que somos, mas pode
ser também as despesas indiretas. Despesas viram publicidade,
porque de uma forma ou outra essa publicidade é paga pelo con-
sumidor final” (2012).
3 Objetos técnicos e práticas sociais
As práticas sociais são pensadas em longo prazo e dife-
rem dos usos, que podem ser associados a uma ferramenta. As
práticas sociais envolvem a relação dos diversos atores com a
informação, por exemplo, como a pesquisa escolar se baseia nas
informações que circulam, ou qual a afetação do campo profis-
sional da mídia pela informação gerada pelas organizações. As
práticas sociais também têm a ver também com o deslocamento
de elementos do privado para o público e com o deslocamento
da esfera profissional para a esfera privada – que conduzem a
uma individualização das práticas. Miège considera que a refle-
xão sobre as práticas sociais de informação e comunicação deve
levar em conta aspectos como as desigualdades de acesso. A im-
portância das práticas de “informação e cultura” muda, mas as
desigualdades permanecem.
As práticas informacionais referem-se a elemen-
tos fundamentais que são explicados conforme a
importância do capital escolar, a posição que ocu-
pa um sistema de produção, a permanência das
ilegalidades ou das distinções sociais nas nossas
práticas de informação e de cultura. [...] Nós temos
mais oportunidades de acesso a informações ou