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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

não vinculados a editores/campos profissionais e aparentemen-

te gratuitos. “O Google se modelou sobre esse processo de infor-

macionalização, respondeu do seu jeito às demandas, às exigên-

cias vindas das empresas, dos indivíduos” (MIÈGE, 2012).

A mercantilização é pensada sob o aspecto das ativida-

des infocomunicacionais, estando relacionada à ação do campo

da mídia no mercado, e envolve indústrias de rede, indústrias de

informação e indústrias de conteúdo, sendo que as TICs se tor-

nam “o vetor da mercantilização”, assumindo parte importante

das despesas das pessoas. “Mercantilização” não são apenas “as

despesas diretas dos consumidores finais que somos, mas pode

ser também as despesas indiretas. Despesas viram publicidade,

porque de uma forma ou outra essa publicidade é paga pelo con-

sumidor final” (2012).

3 Objetos técnicos e práticas sociais

As práticas sociais são pensadas em longo prazo e dife-

rem dos usos, que podem ser associados a uma ferramenta. As

práticas sociais envolvem a relação dos diversos atores com a

informação, por exemplo, como a pesquisa escolar se baseia nas

informações que circulam, ou qual a afetação do campo profis-

sional da mídia pela informação gerada pelas organizações. As

práticas sociais também têm a ver também com o deslocamento

de elementos do privado para o público e com o deslocamento

da esfera profissional para a esfera privada – que conduzem a

uma individualização das práticas. Miège considera que a refle-

xão sobre as práticas sociais de informação e comunicação deve

levar em conta aspectos como as desigualdades de acesso. A im-

portância das práticas de “informação e cultura” muda, mas as

desigualdades permanecem.

As práticas informacionais referem-se a elemen-

tos fundamentais que são explicados conforme a

importância do capital escolar, a posição que ocu-

pa um sistema de produção, a permanência das

ilegalidades ou das distinções sociais nas nossas

práticas de informação e de cultura. [...] Nós temos

mais oportunidades de acesso a informações ou