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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

nexão por eles proporcionada (JOHNSON, 2001). No que impor-

ta ao conceito de protocolo, os links, para além da possibilidade

de navegação, operam pela garantia de continuidade. A partir

da passagem entre pontos distintos, constituem um espetáculo

que não se encerra, um movimento importante de se proteger

de qualquer interrupção.

Uma vez que envolve a necessidade de livre fluxo para

a circulação de recursos diversos, o protocolo demanda compa-

tibilidade. Implica construir cadeias de objetos operando uns

em relação aos outros. Esta coexistência de mecanismos envol-

ve a definição de padrões, garantindo a autonomia de tráfego

e circulação. O fluxo opera em termos de um tipo particular de

modulação. Assegura a sistemática passagem por registros, mo-

vendo-se nestas estruturas em conexão. No histórico da compu-

tação, a compatibilidade entre técnicas de

hardware

e

software

tem se mostrado presente em diversos momentos distintos. Sua

associação se inscreve entre características fundamentais das

TICs, expandindo-se às diversas atividades a que se referem.

Protocolo, transparência e modulação, devido ao atrelamento da

imagem ao

software

, inscrevem-se no desenvolvimento destas

atividades contemporâneas de audiovisual.

5.2 Trocas

Na organização do audiovisual a partir desta forma do

streaming

, identifica-se não somente a coordenação entre es-

túdios, produtoras de maior ou menor porte, redes de difusão,

como havia sido característico tanto ao

broadcast

quanto ao

multicanal. Especialmente, presenciam-se empreendimentos de

infraestrutura – as operações de telecomunicações e cabo que

se apropriam de empreendimentos de internet – e a relação que

estabelecem com estes criadores, elaborando alianças estratégi-

cas e empresas em rede. A adesão de corporações de tecnologias

de informação, a partir da difusão de aplicativos e da associação

com equipamentos conectados, expande o caráter multifacetado

do processo. Constroem tanto projetos de negócios particulares,

considerando tarefas delimitadas, quanto redes ordenadas por

decisões de aquisição. As atividades de audiovisual se tornam

operações nas quais se entrelaçam atividades bastante diversas.