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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

torna-se o principal envolvido com esta associação, tão relevan-

te na institucionalização do

streaming

. Na expectativa limitada

de se ater à difusão de conteúdo apto a alimentar o formato do

multicanal, as operações de telecomunicações haviam, aqui, se

aproximado da indústria cultural através da aquisição de em-

preendimentos de cabo. Naquele momento, sua atenção reside

somente na infraestrutura de tráfego assim apropriada, embo-

ra o resultado que terminem por constituir possua implicações

mais extensas. A concentração se refere a uma dimensão na su-

perfície de trocas. Contudo, lida-se commovimentos multivaria-

dos. Afirmar o

streaming

como uma forma dependerá ainda da

associação com a superfície técnica acionada a partir da depen-

dência de tecnologias de informação.

Uma segunda dimensão no plano das trocas se refere

não a aquisições, mas à associação, em projetos particulares,

entre criadores e estes distribuidores que haviam convergido

internet e difusão de audiovisual. As experiências com a trans-

posição de audiovisual ordenadas pela autenticação multicanal,

envolvendo produtores de conteúdo e empresas de telecomu-

nicações-cabo, implicavam a expectativa de manutenção da ló-

gica da agregação típica daquela outra forma. Consideravam a

difusão a partir da internet como um adendo, e não os serviços

de

streaming

dissociados da televisão como o eixo central para

uma forma a se afirmar, como viriam a conhecer. A oportunidade

destes criadores experimentarem com a distribuição autônoma

se assenta em um dado óbvio: produzir infraestruturas se mos-

tra uma questão complexa, decerto: contudo, dificuldade ainda

maior se torna obter conteúdo possível de se disponibilizar em

seu interior. Entre o formato pregresso do multicanal e a dimen-

são de fluxo cara ao

streaming

, forças em ação com velocidades

distintas, observa-se a prevalência desta segunda. Contudo, a

dissociação introduzida vem a ser apropriada por operações

de telecomunicações a partir da sua habilidade pregressa em

concentrar atividades de audiovisual e de internet. Estratégia

para manter uma forma previamente existente, a autenticação

multicanal prossegue em ritmo lento, e termina ultrapassada

pelos serviços desagregados. As experiências de Amazon; de

Dish, com Sling TV; de Sony, com Vue; de Verizon, com go90, e