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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

nicas de criação de perfis de usuários no Facebook e no Twitter.

Ainda sobre os cenários quantitativos, que nos ajudam a com-

preender a dimensão do debate que estamos propondo, vale

ressaltar que a participação brasileira no Facebook, segundo

dados de julho de 2016, contabiliza a cifra de 111 milhões de

contas,

5

o que seria algo da ordem de 53,9% da população brasi-

leira. O termo “contas”, em vez de usuários, foi utilizado de modo

a tornar mais claro aquilo de que estamos tratando quando ob-

servamos redes sociais

web

, pois tal número não corresponde,

necessariamente, ao número de usuários. Isso porque um mes-

mo internauta pode possuir mais de uma conta “pessoal”

6

no

Facebook; basta que, para isso, utilize e-mails diferentes. Ainda

que o impacto quantitativo seja menor no caso do Twitter, cujo

conteúdo tem um alcance de 40 milhões de pessoas,

7

a quanti-

dade de contas ativas

8

é de mais de 17 milhões,

9

sendo que entre

2010 e 2016 o Twitter, em escala global, saltou de 30 milhões de

contas ativas para 300 milhões.

Tais dados nos ajudam a compreender, minimamente,

qual o alcance em termos populacionais da participação de bra-

sileiros nas redes sociais Facebook e Twitter. O debate de fundo,

no entanto, não é de ordem quantitativa, mas qualitativa, espe-

cialmente no que se refere às construções identitárias do que

estamos chamando “eu digital”, sobretudo a partir de suas pos-

sibilidades técnicas, feita pelos usuários

web

– ou se se preferir,

pelos “amadores”, termo utilizado pelo sociólogo e pesquisador

suas diferentes modalidades da sua produção, pelo homo sapiens sapiens” (DU-

RAND, 1994, p. 3).

5

Os dados podem ser consultado em <http://www.internetworldstats.com/

south.htm>. Acesso em: 15 set. 2016.

6

O “pessoal” a que nos referimos diz respeito a contas de caráter individual,

não levando em conta perfis de “Pessoas Públicas” ou mesmo de páginas

corporativas.

7

A revista

Brasileiros

publicou uma reportagem especial sobre os 10 anos do

Twitter e sua penetrabilidade no Brasil. Mais dados e informações sobre o mi-

croblog podem ser acessados em <http://brasileiros.com.br/2016/03/twitter

-completa-10-anos-com-missao-de-se-redefinir/>. Acesso em: 17 set. 2016.

8

“Contas ativas” se refere aos usuários que compartilham conteúdo e interagem

com outros usuários da rede.

9

Dados podem ser consultados em <http://www.cartacapital.com.br/blogs/

outras-palavras/twitter-crise-e-possibilidade-de-aquisicao-pelos-usuarios>.

Acesso em: 2 nov. 2016.