Table of Contents Table of Contents
Previous Page  97 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 97 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

“Eu digital”: identidade e

audiovisualidades na web

“Digital me”: Identity and audiovisualities

in the web

Ricardo de Jesus Machado

1

Resumo:

Este estudo faz uma análise sobre a maneira pela qual

se pode fazer a construção de si, isto é, a produção de um tipo

de identidade audiovisual chamada “eu digital”, a partir das pos-

sibilidades técnicas de criação de perfis no Facebook e Twitter.

Nesse sentido, investiga a emergência deste ente chamado “eu

digital” e discute como as audiovisualidades implicadas nesse

processo agenciam novos imaginários sobre a ideia de identi-

dade. Por fim, traça um panorama sobre as possibilidades de

análises de imagens e debate a necessidade de criação de novos

paradigmas de pesquisa em comunicação.

Palavras-chave:

Internet. Técnica. Audiovisualidades. Mídias

sociais.

Abstract:

This article makes an analysis about the building of

self, in other words, the production of a kind of audiovisual iden-

tity called “digital me”, based on technical possibilities in the cre-

ation of Facebook and Twitter profiles. In this way, it focuses on

1

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

- Unisinos, onde finaliza a Especialização em Filosofia. As áreas de interesse são

Jornalismo, Semiótica, Antropofagia, Filosofia, Tecnocultura e Literatura. Profis-

sionalmente, atua como jornalista do Instituto Humanitas Unisinos-IHU, onde é

coordenador de comunicação, colaborando com a revista IHU On-Line e o site

institucional. E-mail: ricomachado@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.

br/8403191368414581