Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
“Eu digital”: identidade e
audiovisualidades na web
“Digital me”: Identity and audiovisualities
in the web
Ricardo de Jesus Machado
1
Resumo:
Este estudo faz uma análise sobre a maneira pela qual
se pode fazer a construção de si, isto é, a produção de um tipo
de identidade audiovisual chamada “eu digital”, a partir das pos-
sibilidades técnicas de criação de perfis no Facebook e Twitter.
Nesse sentido, investiga a emergência deste ente chamado “eu
digital” e discute como as audiovisualidades implicadas nesse
processo agenciam novos imaginários sobre a ideia de identi-
dade. Por fim, traça um panorama sobre as possibilidades de
análises de imagens e debate a necessidade de criação de novos
paradigmas de pesquisa em comunicação.
Palavras-chave:
Internet. Técnica. Audiovisualidades. Mídias
sociais.
Abstract:
This article makes an analysis about the building of
self, in other words, the production of a kind of audiovisual iden-
tity called “digital me”, based on technical possibilities in the cre-
ation of Facebook and Twitter profiles. In this way, it focuses on
1
Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
- Unisinos, onde finaliza a Especialização em Filosofia. As áreas de interesse são
Jornalismo, Semiótica, Antropofagia, Filosofia, Tecnocultura e Literatura. Profis-
sionalmente, atua como jornalista do Instituto Humanitas Unisinos-IHU, onde é
coordenador de comunicação, colaborando com a revista IHU On-Line e o site
institucional. E-mail: ricomachado@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.
br/8403191368414581