Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
the emergence of a being called “digital me” and discusses how
the audiovisualities involved in this process produce new imagi-
naries about the idea of identity. So, it offers an overview of the
possibilities for the analysis of digital images and debates the
importance of the creation of new paradigms of communication
research.
Keywords:
Internet. Technique. Audiovisualities. Social media.
1 Apresentação
Embora o fenômeno da Internet não seja novo, nem
mesmo no Brasil, a efetiva ampliação do acesso à rede mun-
dial de computadores é algo bastante recente. De acordo com
o cruzamento de informações dos bancos de dados da União
Internacional de Telecomunicações, do Banco Mundial e do
Departamento de Populações da ONU, o Brasil alcançou em
2016 o número de 139,1 milhões de usuários na Internet, o que
representa 66% da população.
2
Se levarmos em conta o cenário
da América Latina, nosso país é responsável por 36% do total
de usuários
web
, com praticamente o dobro de internautas do
segundo colocado no ranking continental, o México com 69 mi-
lhões.
3
No mundo inteiro são cerca de 3,4 bilhões de usuários
da rede. Tornamo-nos o que McLuhan vislumbrou, uma aldeia
global permeada por sistemas informáticos sofisticados capazes
de produzir tanto a interconexão de pessoas em escala mundial
– o que é algo relativamente novo na história da humanidade nas
atuais proporções – quanto a profunda vigilância dos algoritmos
sobre nossas existências, produzindo detalhados relatórios so-
bre o comportamento individual e coletivo de cada um dos bi-
lhões de internautas.
Neste sentido, interessa-nos discutir a produção de um
imaginário
4
sobre o “eu digital” a partir das possibilidades téc-
2
Os dados podem ser consultados em <http://www.internetlivestats.com/inter
net-users/brazil/>. Acesso em: 15 set. 2016.
3
Os dados podem ser consultados em <http://www.internetworldstats.com/
stats10.htm>. Acesso em: 17 set. 2016.
4
Um conceito bastante utilizado de imaginário é o de Gilbert Durand, que nos
parece bastante esclarecedor para este estudo. Ele sustenta que imaginário é o
“museu de todas as imagens passadas, possíveis, produzidas e a produzir, nas