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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

modelos de masculino em que o pathos é também a phobia de

perda da virilidade.

Trânsito do privado para o espaço da ágora, emerge

também nos indícios observados a questão da religiosidade. Na

literatura investigada, essa questão ocupa um lugar importan-

te. Ferreira, Favoreto e Guimarães (2012) trazem aportes que

podem ser confirmados no construído. A aphilia se desloca do

discurso técnico-científico para o religioso, num processo que

pode estar conectado ao deslocamento para o emocional. Nesse

sentido, não se observa com clareza uma relação harmônica en-

tre ambos os deslocamentos (do técnico-científico para o emo-

cional e religioso), embora possamos concordar com a prescri-

ção das autoras:

Chama-se atenção para a necessidade de os profis-

sionais de saúde estarem atentos ao surgimento de

tais conteúdos, pois trazem aspectos que envolvem

questões terapêuticas – como adesão, apoio social,

conflitos e singularidades individuais – que podem

auxiliar no enfrentamento da doença (2012, p. 383).

Esse duplo deslocamento (para o emocional e religio-

so), acionado pela emergência do oikos no espaço da ágora, tal-

vez possa evidenciar relações causais com a baixa presença de

reprodução de materiais publicitários da indústria farmacêuti-

ca. A tese do fetiche (RABELLO; CAMARGO, 2012) tem que ser

questionada e situada em uma nova filosofia das práticas em

desenvolvimento pelos extimistas, na qual é possível explorar

a proposição de que os deslocamentos emocionais e espirituais

desconstruam fetiches relativamente normalizados.

Também no trajeto das preocupações prescritivas,

Lima (2012) propõe as “tecnologias leves” como forma de adap-

tação a esse cenário, sem, entretanto, falar especificamente de

redes. Finalizamos com essa sugestão prescritiva, que também

nos convoca a verificar como essa possibilidade se integra à am-

biência narrativa identificada:

[Define-se por leve-dura, porque] é leve ao ser um

saber que as pessoas adquiriram e está inscrito na

sua forma de pensar os casos de saúde e na ma-