Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
modelos de masculino em que o pathos é também a phobia de
perda da virilidade.
Trânsito do privado para o espaço da ágora, emerge
também nos indícios observados a questão da religiosidade. Na
literatura investigada, essa questão ocupa um lugar importan-
te. Ferreira, Favoreto e Guimarães (2012) trazem aportes que
podem ser confirmados no construído. A aphilia se desloca do
discurso técnico-científico para o religioso, num processo que
pode estar conectado ao deslocamento para o emocional. Nesse
sentido, não se observa com clareza uma relação harmônica en-
tre ambos os deslocamentos (do técnico-científico para o emo-
cional e religioso), embora possamos concordar com a prescri-
ção das autoras:
Chama-se atenção para a necessidade de os profis-
sionais de saúde estarem atentos ao surgimento de
tais conteúdos, pois trazem aspectos que envolvem
questões terapêuticas – como adesão, apoio social,
conflitos e singularidades individuais – que podem
auxiliar no enfrentamento da doença (2012, p. 383).
Esse duplo deslocamento (para o emocional e religio-
so), acionado pela emergência do oikos no espaço da ágora, tal-
vez possa evidenciar relações causais com a baixa presença de
reprodução de materiais publicitários da indústria farmacêuti-
ca. A tese do fetiche (RABELLO; CAMARGO, 2012) tem que ser
questionada e situada em uma nova filosofia das práticas em
desenvolvimento pelos extimistas, na qual é possível explorar
a proposição de que os deslocamentos emocionais e espirituais
desconstruam fetiches relativamente normalizados.
Também no trajeto das preocupações prescritivas,
Lima (2012) propõe as “tecnologias leves” como forma de adap-
tação a esse cenário, sem, entretanto, falar especificamente de
redes. Finalizamos com essa sugestão prescritiva, que também
nos convoca a verificar como essa possibilidade se integra à am-
biência narrativa identificada:
[Define-se por leve-dura, porque] é leve ao ser um
saber que as pessoas adquiriram e está inscrito na
sua forma de pensar os casos de saúde e na ma-