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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

e de próstata. Apresentamos, primeiramente, o campo de ob-

servação que é foco do caso (indícios e inferências criativas),

pensado a partir do argumento abdutivo. A partir do conceito

sugerido de ambiência narrativa, propomos a circulação das

paixões do oikos para a ágora como processo de exposição da

intimidade – o êxtimo. Identificamos que nessa nova ambiên-

cia esmaece a força do discurso técnico-científico dos especia-

listas. Trata-se de um processo análogo às relações acionadas

por amadores. Mobilizados a partir do Pathos, essas relações

não se derivam do fluxo de informações e discursos técnico-

-científicos em torno do campo da saúde, e sim da valorização

da emocionalidade e espiritualidade como forças de Aphilia e

Phobia. Nos encaminhamentos, apontamos questões ditas na

literatura que podem auxiliar para desenhar o lugar das me-

diações nesse processo singular (narrativas, dialogia, intera-

ções, gênero, indústria, religiosidade e, especialmente, novas

terapias como sintoma das transformações sociais relaciona-

das à midiatização).

Palavras-chave:

Midiatização. Saúde. Narrativas. Abdução. Ex-

timidade. Amadores.

Abstract:

This article presents the construction of a research

case around the interface of mediatization and health. The field

of observation are narratives of patients with breast and pros-

tate cancer. We present, first, the field of observation that is the

focus of the case (evidences and creative inferences), conceived

of on the basis of the abductive argument. Based on the sug-

gested concept of narrative ambience, we propose the circula-

tion of the passions from the oikos to the agora as a process of

exposition of intimacy – the extimity. We have identified that,

in this new ambience, the strength of the technical-scientific

discourse of the specialists fades. It is a process analogous to

amateur-driven relationships. Mobilized on the basis of Pathos,

these relationships do not derive from the flow of information

and technical-scientific discourses around the field of health,

but from the valuation of emotionality and spirituality as forces

of Aphilia and Phobia. In the conclusions, we point out issues in

the literature that can help to design the place of mediations in

this unique process (narratives, dialogue, interactions, gender,