Table of Contents Table of Contents
Previous Page  165 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 165 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

Da utopia à realização de projetos:

o

crowdfunding

como aliado dos

amadores

From utopia to the realization of projects:

Crowdfunding as an ally of amateurs

Maria Devanir F. R. Heberlê

1

Vivian Maria Corneti de Lima

2

Resumo:

Este artigo analisa ummodelo que permite às pessoas,

especialmente àquelas consideradas amadoras, o financiamento

de seus projetos por meio de doações coletivas. Tal iniciativa re-

cebe o nome de “

crowdfunding

”, conhecido como financiamento

coletivo e que pode ser resumido como uma espécie de “vaqui-

nha” que ocorre por meios digitais e tem à frente do processo

o que Patrice Flichy chama de amadores. Trata-se de um mo-

delo que Flichy situaria entre as novas práticas da cidadania,

1

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos

(Unisinos)- área de concentração Processos Midiáticos (2015). Especialização

em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília (2008). Pos-

sui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (1983). É

jornalista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde

1997. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1129803819284712

2

Publicitária, doutoranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas na Uni-

versidade Federal da Bahia – UFBA, na linha Cibercultura. Mestre em Ciências da

Comunicação na Universidade do Vale do Sinos – área de concentração: Cultura,

Cidadania e Tecnologias da Comunicação (2014). CV Lattes: http://lattes.cnpq.

br/2274560249614859