Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
Da utopia à realização de projetos:
o
crowdfunding
como aliado dos
amadores
From utopia to the realization of projects:
Crowdfunding as an ally of amateurs
Maria Devanir F. R. Heberlê
1
Vivian Maria Corneti de Lima
2
Resumo:
Este artigo analisa ummodelo que permite às pessoas,
especialmente àquelas consideradas amadoras, o financiamento
de seus projetos por meio de doações coletivas. Tal iniciativa re-
cebe o nome de “
crowdfunding
”, conhecido como financiamento
coletivo e que pode ser resumido como uma espécie de “vaqui-
nha” que ocorre por meios digitais e tem à frente do processo
o que Patrice Flichy chama de amadores. Trata-se de um mo-
delo que Flichy situaria entre as novas práticas da cidadania,
1
Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos
(Unisinos)- área de concentração Processos Midiáticos (2015). Especialização
em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília (2008). Pos-
sui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (1983). É
jornalista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde
1997. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1129803819284712
2
Publicitária, doutoranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas na Uni-
versidade Federal da Bahia – UFBA, na linha Cibercultura. Mestre em Ciências da
Comunicação na Universidade do Vale do Sinos – área de concentração: Cultura,
Cidadania e Tecnologias da Comunicação (2014). CV Lattes: http://lattes.cnpq.
br/2274560249614859