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Quadro 2

Agrupamento dos atores identificados

Notas

:

1

PCI (Placa de Circuito Impresso);

2

CTRS (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos);

3

URPV

(Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes);

4

UEP (Unidade de Entrega Provisória);

5

SLU

(Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte);

6

SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente);

7

FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente - MG);

8

MMA (Ministério do Meio Ambiente);

9

ABINEE

(Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

As primeiras oficinas de reparos da atividade de reuso e recondicionamento de

celulares foram identificadas a partir de um levantamento inicial, realizado entre agosto e

setembro de 2014, que indicou a existência de diversas oficinas de reparos atuantes nas quatro

linhas: verde, branca, azul e marrom (ver Figura 1). Para a presente pesquisa foram

consideradas apenas as oficinas de reparos atuantes na linha verde, no qual os aparelhos

celulares estão inseridos. Assim, a partir deste levantamento inicial foi possível selecionar 10

oficinas de reparos (como ponto de partida) para participar do estudo. As oficinas de reparos

dos aparelhos celulares se dividem em duas categorias: as Assistências Técnicas

Especializadas (ATE) e as Assistências Técnicas Autorizadas (ATA).

Para elaboração do formulário teste, foram realizadas visitas técnicas às oficinas de

reparos (ATE e ATA) identificadas neste primeiro momento, e conversas informais com os

seus respectivos proprietários ou funcionários, mediante agendamento por telefone. A partir

dos dados levantados, foi elaborado o formulário-teste em três partes: Parte 1

Perfil do

respondente e opinião; Parte 2

Perfil da atividade; e Parte 3

Gerenciamento dos resíduos

sólidos da atividade. Posteriormente este formulário foi aplicado nas 10 oficinas de reparos

(ATE e ATA) para sua validação, no período de 11/09/2015 a 16/09/2015.

Durante a validação do formulário-teste, procurou-se identificar novas oficinas de

reparos (ATE e ATA) junto aos respondentes (proprietários e funcionários) com a

Gru-

po

Atividades

Atores

1

Telefonia móvel

Lojas físicas

(franquias

e

próprias)

Operadora 1

Operadora 2

Operadora 3

Operadora 4

2

Reuso e recondicionamento

Oficinas

de

reparos

Assistências Técnicas Autorizadas

(ATA)

Assistências Técnicas Especializadas

(ATE)

3

Coleta

e/ou

recebimento,

triagem,

separação e/ou descaracterização de REEE,

incluindo

os

aparelhos

celulares,

componentes e acessórios

Associações e cooperativas de catadores

Sucateiros e/ou ferros-velhos

4

Gerenciamento especializado de REEE,

incluindo os aparelhos celulares, seus

componentes e acessórios

Empresas especializadas em destinação de REEE

5

Classificação e reciclagem de REEE,

incluindo

os

aparelhos

celulares,

componentes e acessórios

Empresa especializada em classificação de PCI

1

/REEE

Empresa especializada em reciclagem de PCI

1

/REEE

6

Destinação e disposição final

Aterro Industrial

CTRS

2

Entreposto (URPV

3

e UEP

4

)

7

Entidades gestoras

Instituição gestora de limpeza

urbana

SLU

5

Órgãos ambientais nos âmbitos

municipal, estadual e federal

SMMA

6

,

FEAM

7

,

MMA

8

Entidade representante do setor

empresarial

ABINEE

9

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