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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

METODOLOGIA, ANÁLISE E RESULTADOS ESPERADOS

Nas palavras de Hamilton Haddad, do Departamen-

to de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP: “A neu-

rociência não fornece estratégias de ensino. Isso é traba-

lho da Pedagogia, por meio das didáticas”. A causa dessa

confusão é a participação da neurociência nos estudos da

aprendizagem por meio de experimentos comportamentais

(STRUMWASSE, 1994) e do uso de aparelhos como os de

ressonância magnética e de tomografia, que permitem ob-

servar as alterações no cérebro durante o seu funcionamen-

to a aprendizagem (INGRID

et al.,

2006).

Há um campo de estudos conhecido como neuro-

ciência educacional, que une a neurociência com ques-

tões relacionadas a aprendizagem e, por consequência, ao

ensino (ZARO

et al.,

2010). Com isto, novas tecnologias e

metodologias de pesquisa tem permitido aos neurocientis-

tas observar como o cérebro funciona e se altera durante

a vida das pessoas e os processos de aprendizagem que

vinculam com outros campos da ciência como a psicolo-

gia do desenvolvimento (MELTZOFF e DECETY, 2003). Tais

conhecimentos auxiliam na melhor atuação do educador,

por exemplo, conhecer as fases da vida que são especiais

para a aprendizagem (WERTSH e JAMES, 1990); a impor-

tância do foco nos estudos e como desenvolvê-lo (KAPLAN

e BERMAN, 2010); as diferenças das pessoas no processo

de aprendizado (WILLIAMS, 2008) e doenças neurológicas

que interferem neste progresso (KRISHNAN

et al.,

2006);

como os sentimentos e emoções afetam os estudos (TYNG

et al.,

2017); possíveis sintomas de doenças psicológicas

presentes no estudante (PEDRELLI

et al.

, 2015), e outros

conhecimentos e metodologias que compreendem, por

exemplo, a atenção, plasticidade neural e memória, carac-

terísticas cerebrais discutidas a seguir e que compões a es-

trutura cerebral e se relacionam com o funcionamento do

mesmo. O entendimento destes aspectos, contribuem para

um maior discernimento ao educador em lidar com estes

processos de ensino.