Table of Contents Table of Contents
Previous Page  893 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 893 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

893

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Aprendendo a ler o mundo

7

, se reconhecendo sujeito no

mundo, o ser humano codifica o mundo, a si mesmo e as

suas relações de maneira que decodificando mundo, pes-

soas e relações se disponibilize a fazer escolhas, decidir, agir.

A CONVERSA SE FECHA... UMA PAUSA NECESSÁRIA!

Círculo de cultura, prática possível à educação física

escolar mediada por ‘inéditos viáveis’

Assumir os ‘círculos de cultura’ enquanto procedimen-

to metodológico, no âmbito das práticas pedagógicas em

educação física escolar, situada por elementos da educação

popular, vai exigir tomada de decisão delimitando a dimen-

são teórico-filosófica dos projetos em educação.

Que educação? O que esperar da ação pedagógica?

Quais princípios e valores? Estas questões vão dispor refle-

xões evidenciando a necessária delimitação do ponto de par-

tida para a prática pedagógica. Se com Paulo Freire (1987)

a explicação por uma

Pedagogia do oprimido

implicava em

decodificar elementos que justificassem o emergir de outra

filosofia em educação - com o propósito de superar o con-

servadorismo bancário da educação -, uma

Educação como

prática da liberdade

, pensar metodologias de ensino não será

diferente. Exige a delimitação teórico-filosófica com que epis-

temologicamente se possa situar as práticas em educação.

A decisão por assumir os ‘círculos de cultura’, no con-

texto das práticas pedagógica, pressupõe a imersão do pen-

sar-fazer pedagógico situado no universo teórico-filosófico,

político, científico da educação popular. Exige a tomada de

decisão acerca do elenco de conotações que vão declarar a

imersão da prática evidenciando projetos de sociedade.

Sobre isto, Paulo Freire fora enfático. Desde

Educação

e atualidade brasileira

(1959) a

Pedagogia da autonomia, sa-

7

Em a

Importância do ato de ler

(1982, primeira edição), retomando refle-

xões acerca do procedimento metodológico descrito em

Educação como

prática da liberdade

(1967) e, posteriormente em

Pedagogia do oprimido

(1970, primeira publicação em português), Paulo Freire (2011, p.19) foi

enfático ao afirmar que no processo da aprendizagem (alfabetização de

adultos, na ocasião) “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”.