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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Tais processos e características derivadas do sistema

nervoso central, são estudadas por vários pesquisadores e,

sendo especulada como a estrutura mais complexa que se

tem conhecimento no universo, o cérebro humano passa a

ser de enorme interesse acadêmico. Consequente disso, a

educação conquistou o seu espaço dentro das neurociên-

cias através da neurociência educacional (ZARO

et al.,

2010).

Como esta área envolve a relação educando e aprendizado,

e para o aprender é necessário se atentar para o mesmo,

pesquisas comportamentais e neurofisiológicas estudam

como cérebro faz esse processo de aprendizado através da

atenção.

Gilberto Fernando Xavier e André Frazão Helene, do

Instituto de Biociências da USP, estudou como as pessoas

eram capazes de desenvolver novas habilidades linguísticas.

Neste requisito, avaliou o aprendizado de pessoas na per-

formance na leitura de palavras espelhadas para o primeiro

grupo de estudo e, para o segundo grupo, colocou-as em

treinamento para escrever, de maneira imaginária, palavras

invertidas. Ao final do treinamento, os dois grupos foram ca-

pazes de ler com rapidez as palavras espelhadas que foram

formuladas pelos próprios pesquisadores. Ainda na mesma

pesquisa, os cientistas fizeram um terceiro grupo que dife-

rente do primeiro, não apenas treinava a leitura, mas exerci-

tavam a escrita de termos espelhados tentando realizar ou-

tra atividade de memorização visual. Ocorreu que estas pes-

soas apresentaram dificuldades em ler palavras espelhadas.

Estes resultados indicam que tanto o aprendizado de leitura

invertida quanto a capacidade de memorização, necessitam

de uma atenção exclusiva. Portanto, o desvio de atenção é

significativo. Para um educador que se utiliza de exemplos

que fogem da realidade de seus educandos, não conse-

guem compartilhar com potencial seus conhecimentos pois,

quando um educando escuta um exemplo fora de sua reali-

dade, o mesmo tenta entender o exemplo do educador, ao

mesmo tempo em que tenta associar aquele conhecimento

às experiências que possui e como este exemplo somam às