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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Conforme nos é apontado:

Já falamos muito mal da escola. Costumamos recla-

mar dos nossos professores como se eles fossem

responsáveis por todos os males da humanidade.

[...] A

escola

é um lugar bonito, um lugar cheio de

vida, seja ela uma escola com todas as condições

de trabalho, seja ela uma escola onde falta tudo.

(GADOTTI, 2007, p.11)

Ainda existam poucas condições de trabalho, é impor-

tante conscientizar-se sobre a existência do essencial para

que a educação ocorra: gente, ou seja, professores, funcio-

nários, alunos. A escola passa a ser vista para além do es-

paço físico. A escola da Educação Básica, onde se inclui a

educação infantil, ganha importância por preparar para o

exercício da cidadania.

Nesse sentido que a escola (em especial a escola pú-

blica) precisa ser vista por todas as pessoas como um espa-

ço conscientizador, capaz de proporcionar a liberdade em

prol das camadas mais ingênuas. Para isso, somente, a:

Auto-reflexão que as levará ao aprofundamento

consequente de sua tomada de consciência e de

que resultará sua inserção na história, não mais

como espectadoras, mas como figurantes e auto-

ras. (FREIRE, 1999, p. 36)

Essa é uma das tarefas mais árduas da educação, uma

vez que proporcionará ao homem uma conscientização sig-

nificativa capaz de promover a libertação. Com a auto-refle-

xão, o ser humano estará com o mundo, compreendendo

– de fato - as conotações de pluralidade, de transcendência,

de criticidade, de consequência e de temporalidade (FREIRE,

1999, p. 39).

OBJETIVO

Promover a reflexão sobre as relações de gênero com

as professoras da educação infantil.