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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

cial. Na modalidade semipresencial, combinamos atividades

de discussão presencial mensalmente e discussões virtuais

no ambiente Moodle FURG. Através de textos indicados para

leitura que versam sobre educação, identidade, temas gera-

dores e avaliação, construímos nosso trabalho que será fina-

lizado com seminários nos polos de abrangência para com-

partilhamento de portfólios criados pelos cursistas e também

pelos professores formadores e tutores.

A equipe formativa do curso é composta de profes-

sores formadores e tutores estudiosos do campo da edu-

cação, especificamente da EJA, que se reconhecem, muitas

vezes, nesse processo de formação. Significando e ressigni-

ficando nossa prática durante cada encontro presencial ou

a toda leitura de posicionamentos no espaço dos fóruns de

discussão no ambiente Moodle FURG. A formação, como já

mencionado, acontece de maneira bilateral: os cursistas e

os professores/tutores compartilham seus saberes, criando,

juntos um novo. Sendo a ressignificação uma das grandes

heranças das pedagogias de Freire (1987: p.68): “Não há sa-

ber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”. E, fazen-

do um adendo ao que o pedagogo escreveu, penso que ao

reconhecermos a diversidade de saberes e conhecimentos

individuais podemos criar novos e, a partir deles, continuar

o processo de significação.

A literatura de Paulo Freire orienta os estudos do grupo

que movimenta o curso de aperfeiçoamento Desafios na For-

mação da EJA: Horizontes para Diversidade e Inclusão Social,

já que é, do nosso ponto de vista, impossível se posicionar

sobre a situação contemporânea da educação e abrir mão

da relevante produção de Paulo Freire como pedagogo e fi-

lósofo. Pereira (2013: p. 2) discute que “nesse sentido, Frei-

re contribui para o debate contemporâneo ao considerar a

educação como prática da liberdade, que tem como subs-

trato a conscientização que constitui elemento imprescin-

dível à intervenção do homem no mundo, como expressão

de cidadania”. Neste artigo e em muitos outros se percebe

a capacidade de difusão que sua obra e trabalho obtiveram