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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

cacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na er-

radicação de todas as formas de discriminação

.

” (BRASIL,

2014) Este documento aprovado não menciona explicita-

mente, mas delega aos Estados e municípios a decisão de

incluí-las ou não em seus planos.

Por não garantirem a materialidade, cabe aos profis-

sionais da educação, dentre outros a proposição para tratar

da temática em âmbito educacional, sobretudo na primeira

etapa da educação básica – a educação infantil.

No campo da Educação Infantil, as Diretrizes Cur-

riculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEIs são

consideradas documento orientador bastante relevante.

Explorando a abordagem sobre a atuação docente, nesse

documento, apontam que as práticas pedagógicas devem

ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e

garantir experiências que, entre outras:

Possibilitem vivências éticas e estéticas, com outras

crianças e grupos culturais, que alarguem se00us pa-

drões de referência e de identidades no diálogo e

conhecimento da diversidade. (BRASIL, 2010, p. 25)

Diante disso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para

a Educação Infantil não apenas possibilitam, mas também

recomendam o trabalho pedagógico sobre gênero, adap-

tando a faixa etária em que trabalha.

A escola é um território permeado por inúmeros su-

jeitos que carregam consigo suas particularidades. Estas

particularidades acabam por entrar em confronto, uma vez

que acontecem constantes interações. Toda essa estrutura

educacional influencia no modo como os sujeitos devem ser

constituídos. Assim:

A escola é uma instituição intencionalmente orga-

nizada para propiciar aos alunos condições para

enfrentar os desafios da vida no mundo em cons-

tante evolução com qualidade. (LÜCK, 2010, p. 43)

Ainda possuímos escolas novas diante de um dis-

curso, mas que mantém uma lógica de prática antiga. São