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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

Esses programas

(de formação continuada)

têm-se

mostrado pouco eficientes para alterar a prática

docente e, consequentemente, as situações de fra-

casso escolar, por não tomarem a prática docente e

pedagógica escolar nos seus contextos. (PIMENTA,

1999, p 16, grifo nosso)

Assim, trabalhar sobre as relações de gênero na forma-

ção de professores da educação infantil torna-se um ato de-

safiador, por ter um público de crianças e por envolver os vá-

rios contextos em que vivem. Portanto, é nesta etapa que se

cria um cenário colaborativo por proporcionar de fato, uma

visão diferenciada a cerca das relações no contexto social.

A formação docente seja inicial ou continuada e os

acontecimentos diários passam a serem instrumentos sig-

nificativos, pois prepararão os professores para refletirem e

trabalharem as relações de gênero permitindo não só que

a escola sofra uma modificação, mas também a comunida-

de que a cerca. Assim sendo, será possível construir “novas

formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas

com a ludicidade, de gênero”, dentre outras que fazem par-

te da função sociopolítica e pedagógica da educação infantil

(BRASIL, 2010, p. 17).

O desenvolvimento de atividades educativas acaba

por proporcionar a reprodução de muitos comportamentos,

contribuindo para as posições das quais meninas e meninos

devem assumir socialmente. Então:

É possível afirmar que o modo como as práticas

educativas apresentam as brincadeiras e os brin-

quedos, na Educação Infantil, pode estar contri-

buindo para a construção de um modelo único de

feminilidade e masculinidade. (FINCO, 2008, p. 268)

Se um docente não tem um olhar atento acaba por

“travar” o direito de escolha que a criança possui, dado esse

preconceito historicamente construído pela sociedade. Assim:

É fundamental, portanto, um trabalho de formação

sobre as questões das

relações de gênero

, da de-

sigualdade social e da necessidade de seguir uma