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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

co. Esta formação está amparada pelo art. 62 da Lei nº 9.394

de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes

e Bases da Educação Nacional, e faz menção aos “cursos

superiores em licenciatura plena, admitida, como formação

mínima para o exercício do magistério na educação infantil

[...], oferecida em nível médio, na modalidade normal” (BRA-

SIL, 1996). Lembra-se ainda, que:

Para além da finalidade de conferir uma habilitação

legal ao exercício profissional da docência, do curso

de formação inicial se espera que

forme

o profes-

sor. Ou que colabore para sua

formação

. (PIMENTA,

1999, p. 17, grifo da autora)

Nesse sentido, a formação inicial colabora para a for-

mação docente, mas não dá conta das demandas em sua

totalidade. Entende-se desta forma, uma vez que os aca-

dêmicos em formação parecem não compreender a grande

importância de relacionar as demandas devido a inúmeros

elementos, como por exemplo, a sua construção pessoal de

cultura. Assim, é preciso que os futuros docentes adotem

uma postura de reflexão sobre os acontecimentos referen-

tes às situações do cotidiano escolar.

Quando a referência faz-se aos professores em exer-

cício das atividades docentes, prevê-se certo conhecimen-

to, por terem transitado pela formação inicial. No entanto,

como já mencionado, ela não dá conta das especificidades

tornando a formação continuada necessária. Desse modo, a

formação continuada:

Não fica restrita a uma instituição, à sala de aula,

a um determinado curso, pois os docentes podem

formar-se mediante o seu próprio exercício profis-

sional, partindo da análise de sua própria realida-

de e de confrontos com a universalidade de outras

realidades que também têm fatos do cotidiano, si-

tuações políticas, experiências, concepções, teorias

e outras situações formadoras. (ALVARADO-PRADA,

FREITAS, FREITAS, 2010, p. 370)

Porém, é preciso ter um olhar atento à formação con-

tinuada. Conforme é apontado: