Table of Contents Table of Contents
Previous Page  608 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 608 / 2428 Next Page
Page Background

608

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mundialmente e o impacto de sua pedagogia e concepção de

Educação, ainda tão contemporânea aos nossos dias.

Assim, a filosofia de Freire guia os trabalhos do meu

grupo da Universidade Federal do Rio Grande – FURG a con-

tinuar trabalhando e buscando espaços de fala e oportuni-

dades em que se possa propagar a pedagogia desse brilhan-

te brasileiro cujo trabalho é tão reconhecido mundialmente

e, por ocasiões, nem tanto em seu próprio país. Como Freire

(1967: p 43) explica que não existe educação fora das socie-

dades humanas e não há homem no vazio e reforça que seu

esforço educativo estabelecido ao decorrer de seu trabalho

-imensurável- tem e ainda terá validade e será pertinente

por um longo período de tempo, visto que ele é permeado

totalmente pelas condições da sociedade brasileira. Esta que

é uma sociedade dramaticamente contraditória e que tende

a travar embates com seus próprios filhos.

A obra deste filósofo embasa nosso trabalho porque

é um desafio e uma tentativa de fazermos uma opção. E

a nossa opção é contrária à da elite, a nossa opção inclui

o povo, as camadas populares da sociedade. Optamos por

um projeto de sociedade em que o homem e o povo sejam

sujeitos de sua própria História, pela “descolonização”, por

um movimento que cresça cada vez mais fortemente em di-

reção contrária à daqueles que nos fazem permanecer como

objeto. Escolhemos a educação como exercício de cidadania

e como instrumento fundamental para libertação, na con-

tramarcha da educação que pode ser alienada e alienante,

assumimos nossa parcialidade e nossa base ideológica. Ao

realizar tal afirmação não nos amedrontamos e parafrasea-

mos Paulo Freire ao dizer que não existe imparcialidade no

fazer pedagógico e que todos nós somos orientados por

uma base ideológica. A questão mais relevante é: sua base

ideológica é inclusiva ou excludente?

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade

. Rio de

Janeiro: Editora Civilização S.A., 1967.