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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

REFERENCIAL TEÓRICO

Os dois autores – Freire e Mounier – estudam os sujeitos

em um contexto em que o mundo era polarizado entre a pro-

posta de um Estado forte e presente, e outro alvitre que dei-

xava a sociedade se autorregular em um contexto mercadoló-

gico. Entretanto, em ambos os casos a opressão permanecia,

seja ela caracterizada pelo autoritarismo desmedido, pela po-

breza, pela desigualdade ou mesmo pela tentativa de contro-

lar o pensamento humano. E diante disto, os autores focam

em um contexto que é, filosoficamente falando, negativo em

relação à totalidade e ao singular: a particularidade do sujeito.

Emmanuel Mounier foi o maior dos representantes

da corrente filosófico-cristã denominada de Personalismo.

Mounier tendo vivido na metade do século XX em que o ser

humano era cada vez mais definido por ideologias e cada vez

menos valorizado em sua individualidade, ou em outras pa-

lavras, o sujeito em si era cada vez mais definido com teoré-

ticas já prontas mesmo antes de seu nascimento a ponto de

“dissolver” sua individualidade. Mounier ao identificar este

aspecto retoma, para fundamentar o Personalismo, o con-

texto cristão de dignidade do ser humano, de cada um e de

forma dialógica com a sua comunidade.

O sujeito em meio à tecnologia moderna e também à

ideologia que sempre é presente – embora nem sempre se

apresente de forma facilmente identificável – é, para o Per-

sonalismo um movimento duplo: é dialeticamente influen-

ciado, de fato, pela realidade que o cerca, mesmo que não

entenda, ou seja, crítico a este real, porém é um sujeito único,

com visão única, com vida única, criado por um Deus (Mou-

nier, claro, refere-se ao Deus da cristandade) que o valoriza

como indivíduo, logo, a dignidade não é só porque faz parte

da sociedade, mas porque é um individuo único. “Essa união

não pode ser de seres idênticos: a pessoa é, por definição,

aquilo que não pode ser duplicado ou repetido

3

.”

3

MOUNIER, Emmanuel.

Personalism

. London: Routledge & Kegan Paul ltd,

1952. p. 29. No original: “

This union cannot be one of identical beings: the

person is, by definition, that which cannot be duplicated or repeated

.”