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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

lacionados à vida, à cultura e à sociedade. Além disso, 100%

dos/das estudantes disseram que realizaram as leituras dos

textos literários e pensam que elas contribuíram para a sua

formação acadêmica e cultural. Através deste instrumento

avaliativo também foi possível apontar a relevância do pro-

jeto: em uma escala numérica de 1(irrelevante) a 10(muito

relevante), 55% atribuiu nota 10 e a menor nota atribuída foi

7, com apenas 5%.

Depoimentos também foram registrados: “Eu tenho

apenas elogios, desejo que esse projeto tenha vida longa,

que nunca acabe, pois é uma experiência que todos que

passam pelo Ifsul deveriam prestigiar”. Como se vê, na visão

dos/das estudantes, o projeto é uma excelente oportunida-

de de aprendizagem. Por outro lado, também é necessário

estarmos atentos às fragilidades: mesmo que 60% dos/das

estudantes afirmou que melhorou muito em relação à com-

preensão e ao uso da norma urbana de prestígio, 40% ainda

percebe pouca evolução em relação a estes aspectos. Esse

dado, portanto, deve subsidiar o planejamento das próxi-

mas edições.

Também destaco que, através da auto avaliação, os/

as alunos/as percebem que, mesmo tendo ainda o que

aprender, é possível dizer que se aprendeu muito. Esclare-

ço dando um exemplo: quando eram questionados sobre a

aprendizagem em relação à organização do texto, muitos

deles me diziam: “Não aprendi, professora, porque volta e

meia ainda erro nas vírgulas e nos parágrafos”. Então, eu

os questionava: “Como era o teu texto antes do projeto?

Tu reconhece alguma mudança? Se eu pedisse para que tu

narrasse uma outra história hoje, tu pensa que o texto seria

parecido com aquele da primeira versão?”. Eles respondiam:

“Com certeza, não”.

Por isso, afirmo com tranquilidade que a prática edu-

cativa gerou aprendizagens estruturantes para todos os/as

alunos/as que participaram do projeto porque estes melho-

raram suas habilidades de leitura e escrita, além de terem

a oportunidade de expressar e valorizar seus conhecimen-