Table of Contents Table of Contents
Previous Page  365 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 365 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

365

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

tos de mundo. Entretanto, reconheço também que ainda há

muito trabalho pela frente. A Educação de Jovens e Adultos

deveria ser apenas o primeiro passo para aproximar essas

pessoas do conceito de aprendizagem ao longo da vida

(proposta pelo Relatório Global sobre Aprendizagem e Edu-

cação de Adultos da UNESCO, 2010).

Por fim, ouvindo essas histórias, percebo-me uma ou-

tra professora, muito mais atenta para o mundo de expe-

riências que cada educando traz consigo. Sinto-me ainda

mais apaixonada e fortalecida para trabalhar com a Edu-

cação de Jovens e Adultos, bem como para lutar pelo seu

espaço. Nossos desafios, com certeza, serão no sentido de

perpetuar o espaço desta modalidade nos Institutos Fede-

rais, além de conseguir executar tais iniciativas com a dimi-

nuição do repasse de verbas. Espero que o projeto Histórias

que merecem ser contadas tenha uma vida longa e próspera

e que, sendo exemplo de prática exitosa, possa ser realizado

também em outras instituições e cenários educativos. Acre-

dito que seja possível replicá-lo, especialmente em cenários

de Educação de jovens e adultos.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Irandé.

Aula de Português:

encontro & intera-

ção. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAGNO, Marcos.

Preconceito linguístico

. São Paulo: Pará-

bola Editorial, 2015.

BRASIL.

Constituição

(1988). Constituição [da] República

Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessá-

rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

UNESCO.

Relatório Global sobre Aprendizagem e Educa-

ção de Adultos

. – Brasília: UNESCO, 2010.