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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

personalista com o olhar voltado à dignidade do ser huma-

no independente, como um dos principais pontos contra

opressão social, imposta pelo capitalismo moderno. Para

ele, o uso das tecnologias, revestido de “modernidade”, car-

regadas com o viés ideológico dominante, com o sentido de

exacerbação do individualismo, produtivismo e consumis-

mo, não produz nada novo do ponto de vista ao respeito à

condição humana. Muito pelo contrário, tecnologias como

dispositivos móveis de última geração, automóveis de alta

performance, elementos autômatos utilizados em substitui-

ção ao trabalho humano para o simples aumento da lucrati-

vidade, alimentos geneticamente modificados, entre outros,

são exemplos de uma lógica mercadológica perversa que

continua repetindo um processo histórico onde a centrali-

dade do sujeito é desacreditada e o uso dessas tecnologias

são impostas de uma forma onde não há diálogo ou adap-

tação ao contexto cultural.

Paulo Freire embora não se considerasse um homem

que dominasse os aspectos técnicos, não se furtou a en-

trar no diálogo sobre as tecnologias. Para ele, as tecnologias

estão entre as principais “expressões da criatividade huma-

na”

8

. Por outro lado, ele vê com certa restrição e cuidado o

uso desenfreado das tecnologias quando diz: “Mas o que é

preciso é que o avanço tecnológico não constitua uma im-

posição ou uma invasão cultural.”

9

Ele também sugere que a

base para o desenvolvimento tecnológico parta das neces-

sidades locais e coletivas: “Toda tentativa de formular uma

nova concepção, uma reorganização do desenvolvimento,

deve partir do conhecimento e das técnicas que o povo de-

tém, para responder a essas necessidades.”

10

Freire separa

claramente as questões técnicas das questões políticas, em

relação às tecnologias quando estas são utilizadas como

meios de alienar e dominar:

8

FREIRE, Paulo.

A máquina está a serviço de quem?

Revista BITS, maio de

1984.p.6.

9

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Pergunta

. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1998.

p.53.

10 IDEM. p.53.