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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

de qualquer opressão – seja ideológico, populista etc. – o

sujeito deve “debater o que se diz e o que se mostra e como

se mostra”

12

neste meio tecnológico e em outros, que nos

conectam 24 horas ao dia.

Embora as tecnologias sejam utilizadas em grande

parte como ferramenta de manipulação a serviço do grande

capital em detrimento das classes populares e menos favo-

recidas, as organizações sociais começam e reagir ao redor

do mundo e aqui no Brasil, com o uso do que foi convencio-

nado chamar de tecnologias sociais (TS). Ou seja, o uso das

tecnologias convencionais para efetiva transformação social:

As TSs são, portanto, soluções tecnológicas construí-

das a partir da realidade, do sonhar e da esperança das nos-

sas comunidades de encontrar as próprias saídas para os

próprios problemas sociais, tendo-se tornado aptas a serem

utilizadas como instrumentos de políticas públicas para me-

lhorar a vida das pessoas por meio de um desenvolvimento

participativo que, segundo Aldalice Otterloo, da Associação

Brasileira de Organizações Não Governamentais (ONGs), a

Abong, contribua para a redução da pobreza, a melhoria da

qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável entre as

comunidades tradicionais, indígenas, extrativistas e de tra-

balhadores e trabalhadoras do nosso País.

13

As tecnologias sociais, a partir de uma adequação

sociotécnica, precisam ter como protagonistas as pessoas

envolvidas diretamente no trabalho de transformação

social. Nesse sentido, os movimentos sociais numa pers-

pectiva emancipatória tem utilizado as redes sociais para

alavancar suas reinvindicações, proporcionando uma nova

reconfiguração para a transformação da sociedade. Adams

e Streck

14

reforça que Freire valorizou o uso das tecnolo-

12 FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática

educativa

. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p.139.

13 OTTERLOO, Aldalice. Et al.

Tecnologias Sociais

: Caminhos para a susten-

tabilidade. Brasília-DF: Edição Rede de Tecnologia Social. 2009. p.166.

14 ADAMS, Telmo; STRECK, Danilo R.

Educação Popular e Novas Tecnolo-

gias.

Educação (PUCRS. Impresso), Porto Alegre, v. 33, p. 119-127, 2010.

Disponível em:

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/ article/view/7346.

Acesso em 10 abr 2018.