Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1718 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1718 / 2428 Next Page
Page Background

1718

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

importante ressaltar que a participação dos pais no proces-

so de formação do leitor é de extrema importância, que os

pais desde cedo devem incentivar os filhos a lerem, e desta

mesma forma apresentar a eles os livros e deixar que eles os

explorem.

Assim quando as crianças começam a frequentar a es-

cola, a professora deve dar continuidade a estes momentos

de interações com os livros e com o mundo da leitura, o

professor deve sempre estar aberto a trazer histórias para

contar as crianças, trazendo junto com estas histórias mo-

mentos lúdicos e prazerosos para que quando as crianças

tiverem que sentar para ouvir uma história seja algo praze-

roso para eles, que seja interessante ouvir o que a profes-

sora está contando, olhar as imagens que compõe o livro,

que fazem parte daquela história, desta forma relacionando

a leitura do mundo com a das palavras, uma criança que

compreende o que está a sua volta e que conhece o mundo,

consegue ser alfabetizada mais fácil.

O professor deve ser dinâmico no incentivo a leitura

com suas crianças, deixando-as participar da escolha dos li-

vros, tendo uma relação de troca, desejo, escolha e não os

tornando somente ouvintes.

RELATO DE PRÁTICA DO INCENTIVO A LEITURA NA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ENVOLVENDO

CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS

Pensando em diferentes formas para incentivar e en-

volver as crianças, jovens e adultos no mundo da leitura, a

Escola de Educação Infantil Valério Armindo Rothe e seu

grupo de profissionais, organizou o projeto do clube do

livro, denominado como: “Pensarte” (pensar sobre a arte),

que teve como objetivo inserir a comunidade no ambien-

te escolar, incentivando e estimulando o prazer pela leitura,

bem como, unir as pessoas proporcionando o contato hu-

mano, que muitas vezes se torna restrito devido à correria

do dia a dia, e pelo uso excessivo das redes sociais, entre

outras tecnologias.