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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1713

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

quando ele cita que, na sua alfabetização que ele descobriu

outras realidades além daquela que o cercava, foi quando

aprendeu a ler a palavra escrita.

Através da palavra escrita que se aprende o que tem

atrás do muro de nossa casa, que nos tornamos de fato cida-

dãos inseridos na sociedade. Através da leitura e a reflexão

dela é que descobrimos novos saberes, histórias, costumes,

e até mesmo a infância de outros adultos, pela narração de

sua vida. Porém, também é preciso respeitar a base de cada

ser, que é sua leitura de mundo, começar na sua realidade

para que se possa inserir outra, como diz Paulo Freire:

A leitura do mundo precede a leitura da palavra,

daí que a posterior leitura desta não possa prescin-

dir da continuidade da leitura daquele. Linguagem

e realidade se prendem dinamicamente. (FREIRE,

1993, pag.19)

A partir da fala de Freire, podemos perceber a impor-

tância de partir daquilo que a criança, o jovem, o adulto,

vive. Isso não somente quando se alfabetiza, mas se torna

um exercício de leitura para a vida. Só se pode conhecer

algo novo, quando já se apropriou do que já conhece.

Então isso leva o dilema: porque a maioria das pessoas

não gostam de ler? Será que elas já leram pelo menos um

livro durante seu período da vida, por prazer? A maioria das

respostas é não. As pessoas têm se tornado seres práticos.

Rotina, trabalho, filhos, faculdade, a correria do dia a dia,

consome quase, senão todo o tempo das pessoas. Por isso,

percebe-se que se lê somente o que é obrigatório.

Isso não vem de hoje, e não fica só no Ensino Superior.

Dentro da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Funda-

mental e Ensino Médio, oferecidas pelo Estado e Município,

pode-se ver o mesmo problema: o ato de ler para obter so-

mente resultado, não prazer.

Como um texto para fazer uma prova, um livro para

fazer um seminário que terá perguntas aleatórias (que apa-

voram os alunos) e que valerá nota, ler um artigo e fazer

uma síntese sobre ele, um resumo...e assim por diante.