Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1717 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1717 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1717

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

nossa sociedade. Desta forma também, estamos possibili-

tando a vivência de emoções, exercendo o mundo da fan-

tasia e da imaginação. Leitura essa que pode ser realizada

de diferentes maneiras.

Sabemos que ninguém consegue ler primeiro a pala-

vra, pois a primeira coisa que temos a nossa disposição para

ler é o mundo, assim trazendo conosco a nossa experiência

de vida. Por isso, a leitura na infância, se torna tão importan-

te. Isto quer dizer que, mesmo antes da sua alfabetização,

a criança realiza a leitura do seu jeito, folheando as páginas

e observando as figuras, as texturas, fazendo menção aos

gestos, que observou durante a leitura da professora, dos

pais ou até mesmo de outras crianças.

A leitura não se dá somente pelo ato de ler as palavras

escritas, mas sim de se ler o livro pelo todo, mesmo quando

uma criança que ainda não aprendeu a juntar os símbolos

para compreender as palavras escritas ela já lê, ela lê o que

vê no livro, as suas imagens, suas cores, texturas. Diante des-

te processo de conhecer e se apropriar da leitura a media-

ção do professor é muito importante, pois o professor deve

estar ali com a criança, mostrando o livro, conversando com

ela sobre o que tem nele, que desenho é aquele, de que cor

ele é, desta forma transmitindo o conhecimento das ima-

gens que estão presentes em seu cotidiano para que depois

a própria criança tenha essa percepção do seu conhecimen-

to com o mundo que a rodeia.

Os livros provocam a imaginação, o faz de conta,

despertam a criança para um mundo fantástico, um mun-

do mais lindo onde tudo é possível, os livros fazem com

que eles entrem cada vez mais no mundo da fantasia e do

conhecimento.

A partir do momento que as crianças têm o contato

com os livros e com mundo da leitura, estes vêm para am-

pliar conhecimento e estimular a imaginação.

Quando a criança conhece o cachorro, o gato, co-

nhece a árvore e as suas cores, conhece as flores, isto tudo

faz parte da leitura que ela fez do mundo que a rodeia. É