Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1716 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1716 / 2428 Next Page
Page Background

1716

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

para o aprendizado das crianças, este aprendizado que irá

oferecer novas oportunidades e proporcionar às crianças o

contato com a leitura. Contudo, antes disso, precisa-se pro-

porcionar o incentivo a leitura sendo responsabilidade dos

adultos, com o futuro desta criança. Não podemos garantir

este incentivo no ambiente familiar, mas como instituição de

ensino, temos o dever de fazê-lo. Infelizmente, ainda temos

professores que não têm ideia do tamanho deste compro-

misso e deste ato que deve se tornar hábito e rotina dentro

das escolas, mesmo com os bebês. Estimular uma criança

ler não só livros, mas o mundo que a rodeia. Pode ser uma

simples atividade de rotina, que parece sem sentido, mas

aos poucos viemos conquistando os professores a ter este

olhar sensível, percebendo que enquanto uma criança olha,

observa, manuseia um livro, ela está absorvendo as informa-

ções contidas nele, fazendo a leitura visual, sua capacidade

de compreensão e concentração aumenta, trata-se de algo

grandioso.

Na nossa escola, temos diversas maneiras de estimular

as crianças. A leitura pode ser realizada em conjunto, onde a

criança acompanha o professor durante a leitura e na conta-

ção de histórias, ou por meio individual onde a criança por si

só escolhe o livro que quer olhar e manusear. Seja por meio

do tato, com livros emborrachados, com relevos, texturas,

sons, enfim, com ilustrações atrativas, ou simplesmente pelo

ato de ouvir a história, sendo estas representadas através de

momentos lúdicos. É de fundamental importância acompa-

nhar as crianças no contato com os livros, para que desde

pequenos tragam consigo a necessidade de cuidar dos mes-

mos e para que tenham entendimento que os livros são fer-

ramentas de aprendizado e prazer no momento da leitura.

Quando incentivamos e proporcionamos momentos

de leitura a uma criança, estamos possibilitando chances

de ela estar integrada com o meio em que vive. A práti-

ca da leitura é necessária para ampliar a visão do mundo,

quando conseguimos fazer com que as crianças tomem

gosto pelos livros, estamos criando novos leitores para a