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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A insistência na quantidade de leituras sem o de-

vido adentramento nos textos a serem compreen-

didos, e não mecanicamente memorizados, revela

uma visão mágica da palavra escrita. Visão, que

urge, ser superada. (FREIRE, pag.27, 1993)

Na Educação Infantil, obviamente que a cobrança é

menor, mas ainda assim, tem alguns professores, que muitas

vezes sem querer, acabam fazendo. Por exemplo, a profes-

sora senta todos no tapete da sala e diz: “Agora a ‘profe’

contará uma história, tem que prestar atenção porque de-

pois, vamos fazer um desenho sobre ela! Quem não prestar

atenção não vai saber o que fazer!”.

A leitura na Educação Infantil, mesmo sendo visual,

auditiva e sensitiva também é uma leitura.

A leitura nunca deve ser levada como um ato somen-

te para resultados. Isso se faz na vida acadêmica, onde o

educando terá maturidade de saber, que para se apropriar

de algo ele precisa fazer um esforço, mesmo não sendo do

seu interesse, porém, se faz necessário. Na infância, nos pri-

meiros anos das séries iniciais, porque não se fazer a leitura

como algo prazeroso? Permitir que os alunos possam ouvir

uma história com a imaginação do abstrato voltado total-

mente para o lúdico e não com a preocupação do que irão

desenhar depois, para não desagradar seu professor.

A leitura nos liberta. A leitura nos dá propriedade. A

leitura leva a outros países, culturas...a leitura pode emocio-

nar, fazer sorrir ou chorar. A leitura aumenta o vocabulário,

auxilia na memorização da grafia das palavras, auxilia o pen-

samento e discurso crítico...faz com que o ser conheça algo

até então desconhecido. Vai além de conteúdos. Como dizia

Voltaire:

“A leitura engrandece a alma”. (Voltaire, 1777).

Na sociedade atual, se faz mais do que necessário,

engrandecer a alma. Estamos vivendo um momento críti-

co onde esperanças estão sendo esgotadas pelos poderes

públicos. Política, que fazemos parte. Cabe sim, a nós, pro-

fessores, incentivar, aqueles que nos rodeiam, sejam eles,

crianças, jovens ou adultos a lerem. Começando a fazer isso

de uma maneira prazerosa. Fazendo com que todos vejam