Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1720 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1720 / 2428 Next Page
Page Background

1720

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Como este projeto encantou a escola e envolveu a

todos, nosso encerramento do ano foi com o tema do livro.

Onde, cada turma representou um dos lugares por onde

o Pequeno Príncipe viajava em busca do Papai Noel. No

final da apresentação, chega ao Polo Norte, onde encontra

o tão esperado Papai Noel. Um momento inesquecível e

envolvente.

Por fim, fomos presenteados com relatos das famílias

demonstrando a satisfação de terem vivenciado este projeto.

CONCLUSÃO

Todo conhecimento que o mundo da leitura pode nos

oferecer é mágico. O que ainda falta, contudo, é conseguir

plantar a semente do desejo da leitura na vida das pessoas.

A escola tem, não só como dever, mas como necessidade

de estimular as crianças, jovens e adultos a leitura, para que

estes se tornem seres políticos atuantes na sociedade.

Deve haver dentro dos espaços escolares momentos

de leitura lúdica, teatral, critica e reflexiva. Quando oferece-

mos momentos de hora do conto, dramatizações, oficinas

literárias com jovens, clube do livro com as famílias, rodas

de conversa com poemas, citações ou até mesmo frases e a

partir destas vivências dialogamos, de fato, podemos ter a

certeza de que aquela pessoa teve o direito de ler, relatar, se

expressar, de se fazer compreender, ou pelo menos tentar,

colocar aquilo que foi sua leitura, sua interpretação, que é

particular.

Estamos em um país com muitas pessoas que são al-

fabetizadas, porém, acabam entrando no grande dilema do

“analfabeto funcional”, aquele que sabe ler, mas não sabe

interpretar, compreender, aquilo lê.

Não basta somente decifrar códigos. Não basta apenas

juntar sílabas e conseguir pronunciar aquilo que se escreve.

É preciso, é necessário, primeiramente, ler e compreender

cada dia de nossas vidas, com a ajuda daqueles que fazem

parte, do que chamamos de verdadeira educação.