Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1709 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1709 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1709

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

entendida como formação humana concreta, pautada em

experiências sociais, processo esse, autorreflexivo que nor-

teia pensar sobre si mesmo, suas ações e atitudes no con-

texto social e cultural a qual estão inseridos.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (Bra-

sil,1997) a importância e o valor dos usos da linguagem

são determinados historicamente segundo as demandas de

cada momento. Inserida em uma sociedade complexa que

exige níveis de leitura e de escrita diferentes e muito su-

periores aos que satisfaziam as demandas sociais até bem

pouco tempo atrás. Por isso, a escola não pode se eximir

da tarefa de oferecer aos alunos condições de melhoria da

capacidade discursiva, para que possa desempenhar as atri-

buições que lhe são exigidas na contemporaneidade.

Certamente, oferecer recursos para que possamos

aprofundar as experiências de socialização na perspectiva

de uma sociedade cada vez mais plural, exige o domínio efe-

tivo do uso adequado da linguagem com diferentes meios

comunicativos, interativos em diferentes espaços culturais

e sociais, cidadãos capazes de interagir das mais diferentes

formas de linguagem interativa e eficaz.

Entendemos que as contribuições de Paulo Freire fo-

ram essenciais para busca do aprimoramento ao que se re-

fere à importância da aquisição da linguagem como forma

de comunicação e interação social. Além de interpretar, in-

terferir no mundo pela ação, a escrita também é fator de-

terminante como objeto do pensamento da vida. A lingua-

gem, a leitura e a escrita como um distintivo do poder, são

componentes dos fatos políticos culturais que requerem a

participação efetiva dos sujeitos.

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, Michael.

Marxismo e filosofia da linguagem

.

10.ed

. São Paulo: Huditec, 1997.

BAKHTIN, Michael.

Estética da Criação Verbal.

6ª ed. São

Paulo: Editora WMF Martins Fonte, 2011.