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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

se educa a si mesmo, os homens se e ducam entre si, me-

diados pelo mundo” (FREIRE, 2003a, p.68). Ou seja, educar

exige a presença dos demais, dos outros, do encontro, do

coletivo. Acerca desse envolvimento com sujeitos diferentes

também expõe que não deve haver superioridade ou infe-

rioridade, pois, há níveis de aprendizagem diferenciados e

experiências de vida que permitem saberes diferentes: “Nin-

guém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos

alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa” (FREIRE,

2011, p.84).

Para a pesquisadora Paludo, em sua obra:

Educação

Popular em busca de Alternativas,

É importante explicitar que, para Freire, a opressão não

se reduz à dimensão da exploração econômica, abrange,

também, a dominação cultural e política, as discriminações

étnicas, de gênero, religiosas e de orientação sexual, bem

como as relações predatórias com a natureza. Todas estas

opressões são condicionantes construídos historicamente

que impedem o homem de realizar sua vocação humana no

sentido de ‘ser mais’ (PALUDO, 2001, p.79).

De acordo com essa visão, a Educação Popular é uma

prática educativa que se propõe a ser diferenciada, isto é,

compromissada com os interesses e a emancipação das

classes subalternas. A seguir, passaremos para o próximo

tópico, pois para Freire a educação inerentemente possui

uma dimensão política.

Freire e a política

Freire foi um educador com opção política. Ele tinha

clara radicalidade em sua opção em favor dos oprimidos e

injustiçados, sua prática possuía um posicionamento clara-

mente a favor das classes populares. De acordo com sua

concepção não existe neutralidade nos processos educati-

vos, pois qualquer processo tem por objetivo uma finalida-

de, revelando decisões, opções, convicções, direção, ou seja,

tem uma implicância política.

Paulo Freire, em sua história de vida passou por situa-

ções de fome, fazendo com que desde cedo, descobrisse