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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Com base nessas indagações desenvolvemos esse ar-

tigo científico que reconhece em Freire um educador de ex-

celência.

OBJETIVOS

-

Resgatar o entendimento de Freire acerca dos temas:

dialética, educação popular e política.

- Refletir com base no referencial teórico freireano so-

bre aprendizagem enquanto processo e o compro-

misso político que sustenta a proposta da educação

emancipatória.

REFERENCIAL TEÓRICO

Estruturalmente esse tópico está subdividido em três

partes: a primeira referente ao conceito de dialética; a segun-

da parte diz respeito ao conceito de educação popular, e por

fim, a terceira parte resgata o tema educação e política.

a) Freire e a dialética

A obra de Paulo Freire tem por princípio o uso do mé-

todo dialético. Freire, apropria-se de estudos de Hegel, fi-

lósofo alemão, e tal influência acontece em sua produção.

Para Fonseca (2016, p.35), de acordo com Freire a re-

lação opressor/oprimido, busca por um lado a emancipação

das injustiças decorrentes da exploração do trabalho, por

outro lado, afirma ser uma tarefa coletiva da construção do

sentido no processo de humanização. “Dessa forma, pres-

supõe-se que a filosofia de Hegel influencia a noção de li-

bertação de Freire, enquanto comunhão”. Freire afirma que

o processo de libertação, não ocorre isoladamente, mas em

comunhão, mediados pela realidade social e histórica.

Conforme Hegel, a dialética é um movimento, uma es-

trutura, ou até uma lógica do “vir-a-ser”. Para Hegel, a dialé-

tica e a ciência estão imbricados, ou seja, há um movimen-

to, em espiral para a construção do conhecimento. Fonseca

(2016) nos auxilia ao anunciar: