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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

e assistência, no mais amplo sentido, em todo o Território

Nacional.”

Ao final de 1992, surge a Secretaria de Educação Es-

pecial (Seesp), por meio da qual, propostas e ações relacio-

nadas aos campos financeiro, administrativo e pedagógico

começam a ser delineadas por ação governamental, sob a

responsabilidade do MEC – Ministério de Educação.

Diante desse cenário e em conformidade com o pen-

samento de Freire (2000), verificamos que os seres huma-

nos não são meramente espectadores, mas sim, autores da

própria história. Assim sendo, toda mudança deve partir da

realidade concreta, jamais fundamentada em falsos sonhos,

tampouco sem a crença da realização destes, pois os sonhos

marcam o início de grandes projetos, como assevera Freire

(2000, p. 26): “A transformação do mundo necessita tanto

do sonho quanto a indispensável autenticidade deste de-

pende da lealdade de quem sonha às condições históricas,

materiais, aos níveis de desenvolvimento tecnológico, cien-

tífico do contexto do sonhador.”

Na busca por mudanças de um mundo mais humano,

justo e igualitário, a organização de movimentos de pes-

soas com deficiência, ao longo dos anos, tem levado suas

necessidades ao conhecimento dos órgãos governamentais

e, pouco a pouco, direitos têm sido conquistados, reconhe-

cidos e valorizados.

EDUCAÇÃO ESPECIAL E A POSSIBILIDADE DE UMA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Na tentativa de viabilizar a transformação da Educa-

ção Especial em Educação Inclusiva, o MEC, juntamente com

a Seesp, no ano de 2010, efetiva a Política Nacional de Edu-

cação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o

intuito desta acompanhar os avanços do conhecimento e

das lutas sociais, visando à constituição de políticas públi-

cas, promotoras de uma educação de qualidade para todos

os alunos. Para consolidação da respectiva transformação, o