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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

participação efetiva na escola, o estudante com deficiência

pode desenvolver sua autonomia, reconhecer-se capaz de

tomar decisões sobre seus direitos e, assim, crescer de for-

ma partilhada, produtiva e desafiadora. Isso vai ao encontro

do objetivo deste texto que é elucidar as contribuições e

reflexões de Paulo Freire no que diz respeito à inclusão dos

estudantes com deficiência na escola comum. Ou seja, re-

verenciar os escritos do passado, inter-relacionando-os à

inclusão dos estudantes com deficiência como um compro-

misso assumido e praticado por todos. No arcabouço teóri-

co de Freire, a luta por uma educação para todos é incontes-

tável, basta observarmos a definição de Educação Inclusiva

atribuída por ele (2001, p. 23):

[...] uma educação séria, rigorosa, democrática, em

nada discriminadora nem dos renegados nem dos

favorecidos. Isso, porém, não significa uma prática

neutra, mas desveladora das verdades, desoculta-

dora, iluminadora das tramas sociais e históricas.

Uma prática fundamentalmente justa e ética contra

a exploração dos homens e das mulheres e em fa-

vor de sua vocação de ser mais.

Assim como a educação deve ser para todos, a quali-

dade do ensino deve dar suporte à permanência dos estu-

dantes com deficiência na escola, bem como ofertar Aten-

dimento Educacional Especializado (AEE), elaborando e or-

ganizando recursos pedagógicos e de acessibilidade, além

de orientar professores que atendem a esses estudantes no

ensino comum.

A máxima de que todo cidadão quer fazer parte da

sociedade não é novidade, todavia, para que isso se trans-

forme em realidade, o direito à educação deve ser exigido

mediante participação política. Destarte, a educação como

direito equivale à redução de desigualdades e discrimina-

ções nos mais diferentes contextos socioculturais.

PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Historicamente, a Educação Especial, no Brasil, tem

início no século XIX; período em que alguns brasileiros, ins-