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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

pirados em experiências realizadas na Europa e nos Estados

Unidos da América do Norte, organizam o atendimento a

pessoas com deficiência visual, deficientes mentais e defi-

cientes físicos, ou seja, portadores de deficiências

3

.

Segundo Mazzotta (2003), a inclusão que abrange a

educação de deficientes, a educação dos excepcionais ou

a Educação Especial, nos trâmites da política educacional

brasileira, ocorre somente ao final dos anos 50 e início do

século XX.

No período entre 1854 a 1956, marcado por iniciativas

oficiais e particulares, é fundado, no Rio de Janeiro, o Impe-

rial Instituto dos Meninos Cegos. Sua fundação tem como

inspiração o desempenho do cego brasileiro, José Álvares

de Azevedo, estudante do Instituto dos Jovens Cegos de

Paris que, devido ao seu sucesso na educação, desperta o

interesse do Ministro do Império, Conselheiro Couto Ferraz.

Em 1891, o referido instituto passa a denominar-se Instituto

Benjamin Constant (IBC), em homenagem ao ilustre e atuan-

te professor de Matemática e ex-diretor, Benjamin Constant

Botelho de Magalhães.

Em 1857, após a criação deste, surge o Imperial Insti-

tuto dos Surdos-mudos que, após cem anos de fundação,

no Rio de Janeiro, passa a denominar-se Instituto Nacional

de Educação de Surdos – INES

,

tendo como caracterização

uma educação literária e ensino profissionalizante para me-

ninos surdos-mudos

4

, com idade entre 07 e 14 anos.

Por conseguinte, muitas outras ações, no Segundo

Império, são realizadas, tendo em vista um atendimento

médico-pedagógico a deficientes. Destacamos que o aten-

3

Portador de deficiência, deficiente e excepcional são termos usados na

época, por isso são empregados neste texto. Contudo, após a Convenção

sobre os Direitos das Pessoas

com

Deficiência, o termo correto passa a

ser pessoa com deficiência, conforme seu art. 1: “pessoas com deficiência

são as que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental,

intelectual ou sensorial [...] em interação com diversas barreiras, podem

obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de

condições com as demais pessoas.”

4

Surdo-mudo: expressão usada nesse período para se referir à pessoa que

não escuta. Hoje essa nomenclatura não é mais usada; o termo correto é

surdo.