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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

rica

[a pessoa com deficiência]

; se discrimino a

mulher, a camponesa, a operária, não posso eviden-

temente escutá-las e se não as

escuto, não posso

falar com eles, mas a eles, de cima para baixo.

Sobretudo, me proíbo entendê-los. Se me sin-

to superior ao diferente, não importa quem

seja, recuso-me escutá-lo ou escutá-la. (FREIRE,

1996, p. 136, grifo nosso).

Essa escuta descrita pelo teórico vai além da mera ação

de ouvir; requer do professor uma pedagogia questionadora,

ativa, dialógica, interativa, que discute e constrói os conheci-

mentos por meio da reflexão. Por conseguinte, a escola co-

mum se torna inclusiva ao reconhecer e valorizar as diferen-

ças de seus estudantes, desenvolvendo práticas pedagógicas

que contemplam as diferenças, valorizam os conhecimentos

prévios e em construção e promovem aprendizagens desa-

fiadoras a todos.

Nessa linha de raciocínio, Freire registra a importância

da formação docente continuada e progressiva. Ou seja, refe-

re-se ao ato de ensinar fundamentado em alternativas e pos-

sibilidades, garantindo ao estudante condições de interagir e

construir o próprio conhecimento. De acordo com sua teoria

reflexiva (1996, p. 52), “[...] este saber necessário ao professor

[...] não apenas precisa ser apreendido por ele e pelos edu-

candos nas suas razões de ser – ontológica, política, ética,

epistemológica, pedagógica, mas também, precisa ser cons-

tantemente testemunhado, vivido.”

Ao contemplarmos as palavras do sábio educador, sen-

timo-nos confiantes ao afirmar que o AEE deve fazer parte da

gestão democrática da escola, e no Projeto Político- Pedagógi-

co (PPP) de cada instituição escolar, além da estrutura organi-

zacional, devem ser previstos recursos necessários ao AEE em

salas de recursos multifuncionais, bem como garantia desse

atendimento aos estudantes, aquisição de materiais e equipa-

mentos, além de professores especializados para a articulação

das aprendizagens desenvolvidas nas salas de recursos com

o ensino das salas de aula comum, que também atendem a

estudantes que integram o público-alvo da Educação Especial.