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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

Convém destacarmos que, em conformidade com o

que prescreve o art.1 da Convenção dos direitos das pes-

soas (ONU, 2006), público-alvo da Educação Especial que

necessita de AEE são as pessoas com deficiências que “[...]

têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental,

intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas

barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na

sociedade com as demais pessoas.”

Os atendimentos devem ser realizados no turno con-

trário e, preferencialmente, no espaço escolar. Caso a escola

não tenha sala de recursos, a recomendação do MEC é que

se procure a escola mais próxima. Assim sendo, o PPP tam-

bém deve prever a articulação entre as diferentes escolas e

entre os profissionais envolvidos no respectivo atendimento

aos estudantes. Ademais, deve prever a organização de ho-

rário no contraturno dos estudantes e horário dos profes-

sores do AEE, confecção de materiais didáticos e orientação

aos pais, professores e outros profissionais envolvidos no

processo educativo.

PERCURSO METODOLÓGICO

Para a construção deste artigo, dedicamo-nos à leitura

da teoria freireana, tendo como eixo norteador o objetivo

de elucidar as contribuições e reflexões de Freire no que

diz respeito à inclusão dos estudantes com deficiência na

escola comum. Após a seleção de obras do educador, con-

centramos nossa atenção em apontamentos, interrogações

e estabelecimento de relações com nosso cotidiano escolar.

Na sequência, desenvolvemos um trabalho de análise inter-

pretativa, resultando na reflexão teórica aqui apresentada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o propósito de expor um pouco sobre a Política

Pública da Educação Especial com a Perspectiva da Educa-

ção Inclusiva, a história da Educação Especial, demonstran-

do os avanços ao longo do tempo, chegamos ao final desta